• Carregando...
Olacyr chegou  ao bilhão de dólares nos anos 80. | Eliane Coster /Folhapress
Olacyr chegou ao bilhão de dólares nos anos 80.| Foto: Eliane Coster /Folhapress

Morreu, na manhã desta terça-feira (16), em São Paulo, o empresário Olacyr de Moraes, aos 84 anos. Conhecido como “rei da soja”, Moraes sofria de câncer de pâncreas desde o início de 2014.

Olacyr de Moraes começou com uma pequena transportadora de pedras para a prefeitura de São Paulo e se tornou um megaempresário. Ele chegou a ser proprietário de 50 mil hectares de plantações de grãos, o que lhe rendeu o título de “Rei da Soja”, por ser ter sido também o maior produtor mundial do produto.

O empresário apostou no potencial agrícola da Região Centro-Oeste e investiu na pesquisa e produção de grãos de algodão geneticamente modificados. Nos anos 1980, o patrimônio de Olacyr era avaliado em US$ 1,2 bilhão.

A morte foi informada na conta oficial do Facebook de Moraes: “É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, na manhã desta terça-feira, 16 de Junho de 2015, às 3:40 horas da manhã na cidade de São Paulo. Olacyr lutou bravamente contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014 mas acabou sucumbindo à doença.

Olacyr de Moraes foi um dos maiores empreendedores do país, desbravador e visionário, apostou no potencial agrícola do Centro-Oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo a essas culturas.

O resultado de seu empenho fez com que ele ganhasse o apelido de ‘O Rei da Soja’ por se tornar o maior produtor mundial desse grão no mundo e ajudando a elevar o Brasil à posição de um dos maiores produtores agrícolas do planeta. Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios.

Todos sentiremos muitas saudades.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]