O movimento de consumidores nas lojas brasileiras em 2011 foi menor que o de 2010, quando o varejo cresceu 10,3%, mas registrou alta de 8,7%, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira.
No mês de dezembro, o movimento do comércio aumentou 1,9% em comparação a novembro. Em relação ao mesmo período de 2010, a alta foi de 6,9%. O segmento de material de construção foi o ramo de maior crescimento em 2011, registrando alta de 10,9% em comparação a 2010. O mesmo segmento foi o destaque do desempenho varejista também em 2010, com alta de 17,0% sobre o ano de 2009.
Segundo os economistas da Serasa, o varejo foi mais forte no primeiro semestre de 2011 - alta de 9,6% frente aos primeiros seis meses de 2010 -, porém desacelerou durante o segundo semestre - crescimento de 7,8% em comparação a segunda metade de 2010.
Ainda segundo os especialistas, os efeitos defasados do aperto monetário e das condições de crédito, a alta da inadimplência e o agravamento da crise financeira internacional diminuíram o ritmo de negócios no varejo ao longo do segundo semestre do ano passado.
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