• Carregando...

"As vedetes do Natal estão na área de eletrônicos. São câmeras, MP3 players e telefones que fazem de tudo, inclusive servem para falar." A avaliação é do gerente de marketing do ParkShopping Barigüi, Dênis Seixas. Ao mesmo tempo em que confirma que o celular continua em alta, a declaração acrescenta outros dois produtos na lista dos bem cotados entre os papais noéis curitibanos.

Os MP3 players, aparelhos que tocam música digital e vêm absorvendo o mercado dos CD players, estão nos planos de 2,15% dos entrevistados pela Paraná Pesquisas. As câmeras fotográficas digitais, que já haviam feito sucesso no Natal passado, são mais desejadas – 6,24% das pessoas disseram que pretendem comprar uma delas neste fim de ano. Na pesquisa, a intenção de compra desses produtos parece pequena. Mas a realidade das vendas está muito mais para o que diz o gerente de marketing do Barigüi.

Apesar de alguns modelos custarem mais de R$ 2 mil, quase 17% dos moradores de Curitiba já têm um MP3 player. E, a julgar pelo movimento das lojas, esse porcentual ainda vai crescer bastante. Ivanor Duarte Júnior, diretor da Fnac, revela que o aparelho é o carro-chefe das vendas da seção de eletrônicos da loja. "Nos últimos seis meses houve um crescimento impressionante na procura pelos MP3 players", diz Duarte. "Antes, contávamos apenas com o iPod, da Apple, que é mais caro. Mas hoje já existem opções bem mais baratas. E isso fez aumentar o público: tem desde senhores de 60 anos comprando um iPod de R$ 2 mil até adolescentes usando a mesada para comprar modelos mais simples, de R$ 200."

O recém-lançado iPod Nano, de R$ 1.199, pode não ser o mais vendido. Mas certamente é dos mais desejados. Poucos consumidores que entram na área de eletrônicos da Fnac deixam de parar e observar o modelo. A estudante Gabriela Sepúlveda, de 15 anos, "namorava" um deles, lamentando o preço. Mas a mãe, Jane Sepúlveda, não chegou a descartar a compra: "Ainda estou pensando". Para a técnica em enfermagem Daniela Rodrigues, o aparelho ficou definitivamente só nos planos. "É caro demais para o meu orçamento."

Na Fast Shop, loja especializada em eletroeletrônicos, o movimento está 10% maior que no Natal de 2004. Mas até a próxima semana, quando deve ocorrer o pico das vendas, esse crescimento pode chegar a 30%, estima a gerente Guerlen Crestine Sambulski. Também ali os MP3 players e as câmeras digitais lideram as compras de presentes. O mostruário das câmeras, por sinal, estava quase vazio. (FJ)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]