• Carregando...
Confira as mudanças da nova regulamentação de DDD |
Confira as mudanças da nova regulamentação de DDD| Foto:

A partir de hoje as ligações de telefones fixos entre 39 cidades paranaenses com o mesmo código de área (DDD) passarão a ser tarifadas pelo custo de ligação local e ficarão, em média, 86% mais baratas para o consumidor. A mudança ocorre por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) após revisão do regulamento sobre áreas locais para o serviço telefônico fixo comutado (STFC), que amplia a definição de áreas locais.

A diferença entre a tarifa máxima cobrada atualmente para um interurbano e custo mínimo de uma ligação local pode chegar a 94%. Uma ligação entre Curitiba e o município da Lapa (a 70 quilômetros da capital), em dia útil durante o horário comercial, que hoje chega a R$ 0,93 o minuto se realizada pela operadora Telefonica (código 15), terá seu preço reduzido para R$ 0,05, custo de uma ligação local pela operadora GVT.

A mudança foi publicada pela Anatel em 21 de janeiro de 2011, mas só entra em vigor agora para que as operadoras tivessem tempo para se adaptar às novas regras. A mudança vale especificamente para ligações entre telefones fixos e os valores de ligações entre fixos e celulares (móveis) – e vice-versa – não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

A região de Curitiba é composta por 26 municípios e terá 3,3 milhões de beneficiados. A região de Londrina, com oito municípios, terá 766,7 mil beneficiados. Já a região de Maringá, com 13 municípios, terá 670,3 mil beneficiados. O estado do Paraná tem 2,7 milhões de acessos fixos; 62,4 mil telefones públicos; e 11,8 milhões de acessos móveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]