• Carregando...

O Paraná Business Collection é a evolução do Curitiba Fashion Art, este último quase exclusivamente de marcas e estilistas locais. O evento atual tem como missão unir as grifes em torno do objetivo de fortalecer o estado como um pólo de produção e lançamento de coleções para a temporada.

Participaram da abertura do evento, na segunda-feira, duas grifes: a Original Truck, de Curitiba, e a Lua Morena, de Londrina, que colocou destemidas modelos de biquíni na passarela num frio de 10 graus.

Quando a Original Truck surgiu, há dez anos, pouco se falava em moda auto-sustentável. A grife foi uma das que investiu na idéia de fazer jaquetas, bolsas e cintos com lona de caminhão usada, câmaras de pneus e mangueiras de incêndio. A iniciativa, que em princípio encontrava eco apenas nas feiras alternativas – como o extinto Mercado Mundo Mix – levou a marca para eventos na Grã Bretanha e Itália.

Nesta coleção, o estilista Eduardo Zanon optou por um desfile conceitual com muitas peças em papel desenvolvido para a construção civil e lona plástica de caminhão, tudo reaproveitado. No corpo, peças curtas como shorts, bermudas e macaquinhos, cortes assimétricos e cores vibrantes. Detaque para os cintos utilitários, releituras das aposentadas pochetes.

A moda praia da Lua Morena fez literalmente um "samba da mulata doida" que deu certo na passarela. A estilista londrinense Emilia Beltrami teve como inspiração o Sul do Brasil – principalmente a cultura vinícola – e as mulatas do pintor Di Cavalcanti. Há algum tempo a moda praia vem sofrendo influências do passado: a tanga voltou, assim como os maiôs tomara-que-caia e engana-mamãe (na frente parece maiô e atrás um biquíni). A estilista se valeu dessas formas utilizando tons fortes e muitas estampas tropicais num conjunto que agrada desde as adolescentes até as suas mães.

Ontem, abriu a noite a coleção do estilista curitibano Silmar Alves, um dos principais nomes da moda paranaense. Sempre inspirado pela cultura de seu lugar, para este verão Alves se debruçou sobre a lendária frase do poeta Paulo Leminski: "No Rio, o mar; em Curitiba, o bar".

O Paraná Business Collection prossegue até amanhã. Estarão na passarela hoje Ronaldo Silvestre (19 horas); Lúcia Figueredo (20 horas) e Raffer (21 horas). Os ingressos são dirigidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]