Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mercado internacional

Nasdaq lança oferta hostil para aquisição da Bolsa de Londres

A Bolsa americana Nasdaq, na qual são negociadas ações de empresas de alta tecnologia, lançou oficialmente ontem uma oferta de 2,7 bilhões de libras (US$ 5,3 bilhões, ou cerca de R$ 11,4 bilhões) para comprar a LSE (London Stock Exchange), a Bolsa de Valores de Londres. A oferta já havia sido rejeitada pela diretoria da LSE, no entanto.

Na tentativa de obter aprovação da parte dos acionistas da LSE, a Nasdaq reduziu o nível de aceitação necessário para 50% mais uma ação – antes, eram 90%. Os acionistas têm até 11 de janeiro de 2007 para decidir se aceitam a oferta ou não.

A Nasdaq já possui uma participação de 28,75% na LSE e informou que não irá elevar o valor da oferta a menos que surja um competidor na disputa pela Bolsa londrina.

O executivo-chefe da Nasdaq, Bob Greifeld, disse que o negócio representa "um valor justo e completo para os acionistas da LSE, levando em conta os sucessos da Bolsa de Londres, mas também as ameaças à competitividade que a LSE vai enfrentar em 2007 e depois".

A Bolsa de Londres rejeitou mais uma vez a oferta, considerada hostil, alegando que ela "subestima significativamente e não reflete sua posição estratégica única, os sólidos ganhos e o momento operacional da empresa".

A executiva-chefe da LSE, Clara Furse, rejeitou outras ofertas de compra, como as da Deutsche Börse e do Macquarie Bank, sob a mesma alegação. No mês passado, Furse disse que a oferta da Nasdaq "não reconhece o impressionante crescimento e as perspectivas de nosso grupo".

Se a transação vier a ser concretizada, poderá dar origem à maior Bolsa de valores do mundo, com mais de 6,4 mil empresas listadas que teriam um valor de mercado total de 6,3 trilhões de libras.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.