A empresa dona do The New York Times confirmou ontem que o jornal americano terá um site em português a partir do ano que vem. Em comunicado oficial, a New York Times Company diz que pretende atrair leitores no Brasil que são "educados, bem-sucedidos e conectados com o resto do mundo".
Para isso, ela promete de 30 a 40 reportagens por dia. Um terço delas será produzido especificamente para o site brasileiro, por jornalistas locais, e o restante será tradução do The New York Times. "O Brasil é um centro internacional de negócios e possui uma economia robusta que vem trazendo cada vez mais pessoas para a classe média", afirmou o publisher do jornal, Arthur Sulzberger Jr. "O Brasil é o lugar perfeito para o New York Times tomar o próximo passo na expansão do nosso alcance global", completou, em nota.
Sulzberger está em São Paulo, onde dá palestra, hoje, na 69ª Assembleia Geral da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa). A empresa não confirma a data oficial do site para o Brasil, mas o Financial Times diz que será no segundo semestre de 2013. Ainda de acordo com o jornal britânico, ao contrário do site em inglês (que cobra por parte do seu conteúdo), a versão brasileira do The New York Times será gratuita.
A investida do jornal novaiorquino ocorre ao mesmo tempo que outros grandes grupos apostam no país. O Financial Times lançou no início deste mês sua edição brasileira em inglês e com conteúdo similar à dos EUA. A CNN, o Los Angeles Times, a Al Jazeera, do Qatar, e a Xinhua, da China, têm aumentado ou planejam expandir suas operações no país.
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