• Carregando...
O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (26) que o governo não dará “cavalo de pau na economia” para cumprir metas. O mandatário disse que a economia continuará “serena”. Ele discursou durante o lançamento de estratégia para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. “A economia vai continuar serena. Aqui ninguém vai dar cavalo de pau na economia, aqui a gente não vai inventar, vai fazer o que precisa fazer. Embora a gente queira tratar todo mundo com todo respeito, são as pessoas mais necessitadas, trabalhadoras, mais pobres que vão ter uma atenção especial desse governo”, disse o presidente.

A declaração ocorre em meio a incertezas com a meta de déficit zero para 2024. No último dia 15, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado federal Danilo Forte (União-CE), disse ter “dó” do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por estabelecer uma meta de déficit zero das contas públicas no ano que vem. O parlamentar considera o objetivo “quase impossível” diante da “quantidade enorme de gastos públicos”.

O presidente ressaltou que o governo construiu "credibilidade" com o Congresso Nacional. Ele citou as aprovações da PEC fura-teto e da reforma tributária como resultado dessa articulação. Lula apontou ainda que é preciso cumprir os compromissos firmados.

“Credibilidade a gente conquista quando a gente faz compromisso e cumpre os compromissos que a gente assumiu. Se você não cumpre o primeiro, você é perdoado, o segundo você ainda é perdoado, mas se não cumprir o terceiro compromisso você nunca mais será respeitado. E o que nós estamos fazendo é isso. Conquistamos a credibilidade, foi a primeira coisa que fizemos, estabelecer uma relação com todos os partidos políticos, estamos dispostos a conversar até com quem não quer conversar, mesmo que a gente fale sozinho”, disse Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]