• Carregando...

Mais de 2,3 mil pessoas conseguiram uma vaga de trabalho temporário nesta sexta-feira (28), na primeiro dia do Mutirão do Emprego Temporário , realizado na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. O evento será realizado até a tarde de sábado (29). No total, cinco mil empregos temporários são oferecidos.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, mais de 20,6 mil pessoas passaram pela feira nesta sexta-feira. Foram preenchidas 2.332 vagas temporárias e 30 empregos voltados a pessoas portadoras de deficiência.

Além dos postos de trabalho temporário, também são oferecidos cursos de capacitação aos candidatos. Mais de 1,1 mil pessoas procuraram por um dos módulos ofertados e 385 pessoas se matricularam em um dos cursos. Das vagas de capacitação disponibilizadas a portadores de deficiência, 38 foram preenchidas.

A feira

O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Emprego, da prefeitura de Curitiba. São 15 barracas instaladas no local, para atender as pessoas que procuram por trabalho para as vagas abertas devido ao aquecimento da economia do final do ano.

Trinta e quatro empresas de RH que participam do evento, com previsão de atendimento de 40 mil pessoas até o fim da feira. Ao todo, são três mil vagas para cursos de capacitação, na área de construção civil, almoxarife e eletricista.

A candidatura a uma das vagas de emprego ou dos cursos depende da apresentação de documentos. Carteira de identidade, carteira de trabalho e algum comprovante de residência são solicitados aos que querem incluir o nome na lista de um dos serviços oferecidos no local.

A secretaria estima que em 2011, 40% dos trabalhadores contratados como temporários foram efetivados nas vagas mais tarde. A média salarial das vagas, estimada pelo órgão municipal, é de R$2,2 mil.

Segundo o secretário municipal do Emprego, Paulo Bracarense, há um acordo com as empresas para que elas absorvam a mão de obra depois do vencimento dos contratos. "O prazo inicial de contrato é de três meses, mas boa parte prorroga para seis meses e 40% dos funcionários são efetivados", diz.

Serviço

A feira vai até este sábado, às 17 horas. O horário de atendimento é das 9h às 17h, inclusive na hora do almoço. A secretaria realiza diversas feiras de emprego durante o ano. A próxima será o Mutirão da Maturidade, em novembro, ainda sem dia definido. O objetivo de recolocar pessoas com 45 anos ou mais no mercado de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]