i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Indicadores

No Paraná, vendas têm queda de 6,8%

  • PorDa redação
  • 07/11/2006 18:56

Ao contrário do registrado na média nacional, as vendas na indústria paranaense tiveram queda de 6,8% em setembro na comparação com agosto. Os dados são da pesquisa Indicadores Conjunturais, do Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), divulgada ontem. A redução se deve ao declínio de atividade observado em 10 dos 18 gêneros pesquisados e indica que a perspectiva para os próximos meses é pouco otimista.

O boletim divulgado informa que "apenas nos momentos de desaceleração econômica foram verificadas reduções no mês de setembro", lembrando que nos mesmos meses de 2005 e 2004 as quedas registradas foram de 5,24% e 1,06%. Isso mostra, segundo a Fiep, que a indústria do estado ainda não estabeleceu um processo de desenvolvimento sustentado.

Apesar da queda em setembro, nos primeiros nove meses deste ano o Paraná registra aumento de 4,43% nas vendas reais em comparação com o mesmo período do ano passado, ficando 0,10 pontos porcentuais abaixo dos 4,53% registrados no acumulado do ano até o mês de agosto.

Os três gêneros de maior participação relativa na indústria paranaense apresentaram queda de vendas em setembro: Material de Transporte (14,69%), Produtos Alimentares (7,31%) e Química (6,43%). O declínio é ainda maior em função do crescimento expressivo registrado em agosto por Material de Transportes e Química (que detêm a segunda e terceira maiores participações relativas nas vendas), respectivamente 22,13% e 24,53%. O gênero Produtos Alimentares, o de maior peso relativo, apresentou redução devido ao baixo volume exportado.

Quando se analisa o desempenho das vendas por por destino, na comparação com agosto, houve queda nas vendas dentro do estado (4.58%), nas vendas para outros estados (4.67%) e nas vendas para o exterior (15.29%).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.