A principal fabricante mundial de celulares, Nokia, lançará um pacote de serviço de música gratuita nesta quinta-feira (2) e analistas consideram que ele deva representar uma séria ameaça ao domínio da Apple sobre o setor de música digital.
A Nokia deve revelar mais detalhes sobre o pacote "Comes with Music" nesta quinta-feira, em um evento para analistas e imprensa, em Londres. A companhia finlandesa também lançará seu primeiro celular com tela sensível a toques, para enfrentar o popular iPhone, da Apple, disseram fontes à Reuters.
O "Comes with Music" e produtos semelhantes de outros fabricantes de aparelhos podem ajudar o setor de música a compensar a queda nas vendas de CDs e a reduzir os downloads ilegais.
A batalha pelo setor de música na telefonia móvel está recebendo cada vez mais concorrentes, com a Sony Ericsson lançando seu pacote musical este mês, na Suécia, enquanto a sul-coreana LG Electronics planeja serviço semelhante ao da Nokia.
O pacote da Nokia vai diferir dos demais porque os usuários poderão reter toda a música que baixarem por um período de 12 meses. Não haverá pagamento por faixa baixada, já que o custo está integrado ao da aquisição do celular vinculado ao serviço.
"O 'Comes with Music' poderia levar música gratuita a milhões de consumidores, mudando radicalmente o setor de música e representando sério desafio ao domínio da Apple", afirmou David MacQueen, analista da Strategy Analytics, em relatório de pesquisa.
"Em um mercado no qual preço e seleção são tão mais importantes do que marcas, para os consumidores, a Apple não pode contar em reter usuários quando estiver concorrendo com uma oferta de custo zero", disse MacQueen.
O pacote é a primeira grande incursão da Nokia no setor de serviços. No ano passado, a empresa anunciou uma grande reformulação em toda a sua organização com o objetivo de construir novos negócios com base na oferta de serviços via Internet, para compensar a redução no crescimento das vendas de hardware.
O primeiro modelo de celular 'Comes with Music', uma versão mais nova do bem sucedido aparelho 5310, foi apresentado no mês passado e a companhia informou que ele será colocado à venda ainda este ano.
Analistas disseram que a escolha de um modelo relativamente barato foi uma clara indicação de que a Nokia está tentando conquistar clientes que frequentemente não pagam por música, preferindo usar serviços de compartilhamento de arquivos pela Web.
"Creio que esta é a primeira vez que a indústria da música pode dizer que tem uma ferramenta adequada para combater a troca de arquivos", disse Mark Mulligan, analista da Jupiter Research.
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