• Carregando...

A alfabetização dos brasileiros abre oportunidades para empreendedores que pretendem oferecer serviços e produtos voltados a essa parcela da população, que tende a buscar cada vez mais o ensino – a tecnologia pode ser uma ferramenta importante para alavancar os empreendimentos.

Entretanto, segundo dados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, ainda há um caminho longo a ser percorrido: apenas 26% da população brasileira pode ser considerada plenamente alfabetizada, enquanto que os chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da população apresenta um nível de alfabetização básico. O estudo considera plenamente alfabetizadas as pessoas que leem textos mais longos, analisam e relacionam suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses.

Para Rodrigo Brito, diretor da Aliança Empreendedora, o mercado de educação é um dos mais crescem no mundo e há fundos de investimentos procurando oportunidades para investir. "O empreendedor pode pensar em opções como cursos complementares à alfabetização, como redação, por exemplo. Cursos mais específicos, aplicados com o uso de tecnologia, têm baixo custo e podem ser replicados em todo o país", explica Brito.

O estudo também indica uma relação entre o nível de alfabetização e a renda das famílias: em famílias que ganham mais de cinco salários mínimos, 52% são considerados plenamente alfabetizados, contra 8% entre quem ganha até um salário por mês. Para o diretor da Aliança, a relação existe e pode ser aproveitada. "Livros com preços acessíveis, em livrarias e sebos, além de informação via internet, são boas opções. O baixo custo da internet dá escala ao negócio", pondera.

Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]