• Carregando...

O novo presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Eduardo Barretto, afirmou nesta quarta-feira, em discurso de posse na sede da entidade, que uma das metas de sua gestão é formalizar 500 mil pequenos negócios em 2011, por meio do programa Empreendedor Individual, que, em parceria com o governo, já formalizou mais de 900 mil trabalhadores autônomos.

Outra meta da nova diretoria do Sebrae é atender 1,1 milhão de empresas este ano. "E o nosso objetivo não é apenas alcançá-la em termos quantitativos, queremos atender nossos clientes com qualidade", afirmou Barretto.

Ele destacou que, apesar de representarem 99% das empresas do país, os micro e pequenos negócios correspondem a apenas 20% do PIB. "O nosso desafio é dobrar essa proporção e chegar a porcentuais compatíveis aos de países da União Europeia. Para isso, é preciso elevar a produtividade", completou.

Um dos objetivos da nova gestão também será aumentar o número de micro e pequenas empresas exportadoras, que hoje são em torno de 12 mil, ou 1,3% das empresas brasileiras que exportam.

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), presente à solenidade, se comprometeu a desarquivar e recolocar em tramitação um projeto de lei que aumenta o limite anual de faturamento para a classificação como pequena empresa, dos atuais R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

A cerimônia, que contou com a presença de diversos ministros, governadores e parlamentares, também marcou a posse do novo Conselho Deliberativo do Sebrae, encabeçado por Roberto Simões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]