• Carregando...
WhatsApp: novos recursos a caminho | Webster2703
Pixabay
WhatsApp: novos recursos a caminho| Foto: Webster2703 Pixabay

Provavelmente o aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp ganha novos recursos com frequência. Esse ritmo seria ainda mais intenso não fosse o cuidado dos desenvolvedores em testar as novidades com um pequeno grupo de usuários, antes de liberá-las para todo mundo. As versões “beta” diminuem os riscos de bugs e problemas chegarem ao grande público e, nessa antecipam algumas futuras novidades do app.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Qualquer um pode habilitar o celular para receber as versões preliminares do WhatsApp. No Android, basta seguir este link. No iOS, o processo é mais complexo e exige o desbloqueio ("jailbreaking”) do aparelho.

Fácil ou difícil, aderir ao programa beta é desaconselhável pelo grau de instabilidade que traz ao uso do app. Ele pode fechar do nada e apresentar comportamentos estranhos. O indicado é usar um celular secundário com um número que não seja o seu principal. Ou esperar; eventualmente, praticamente todas as novidades do WhatsApp Beta chega à versão estável. É possível acompanhar as novidades do beta, com grande detalhamento, pelo perfil @WABetaInfo, no Twitter.

Quatro novos recursos, atualmente em testes, poderão chegar a todos os usuários nas próximas semanas ou meses. Note, porém, que nada garante que todos serão efetivados. Embora incomum, é possível que um recurso testado e praticamente pronto seja engavetado.

De qualquer modo, veja o que o WhatsApp poderá ser capaz de fazer em breve:

1. Afixar conversas no topo da lista

Conversas afixadas no topo do WhatsApp
Android Police

Em dias agitados, é fácil se perder em meio a tantas conversas e grupos sendo atualizados. No WhatsApp, a ordem das conversas é cronológica inversa, ou seja, as mais recentes aparecem no topo e as mais antigas, no final da lista.

A possibilidade de afixar conversas específicas mudará essa regra. Até três poderão ficar no topo, independentemente de terem sido as últimas a receberem alguma mensagem. Ideal para deixar a conversa com seu cônjuge, um grupo de trabalho ou qualquer um considerado importante.

2. Compartilhar a localização em tempo real

Você combina de se encontrar com alguém no meio de um show. Mesmo com o compartilhamento da localização no WhatsApp, não é a tarefa mais simples do mundo. Com essa novidade, porém, ela ficará bem próxima de ser.

Por um tempo determinado, o WhatsApp compartilhará em tempo real a sua localização com alguém. As opções, no momento, são de um, dois ou cinco minutos, além da controversa “indefinidamente,” sem prazo para se encerrar sozinha. Dentro desses intervalos, os contatos selecionados saberão, pelo GPS e antenas Wi-Fi, onde, exatamente, você se encontra.

O vídeo abaixo mostra como o recurso funciona na prática:

O compartilhamento da localização em tempo real é desativado por padrão.

3. Cancelar o envio de uma mensagem

Atire o primeiro celular quem nunca se arrependeu de uma mensagem enviada pelo WhatsApp. Em breve, será possível desfazer o envio.

Pelos testes, haverá apenas uma condição: que o destinatário ainda não a tenha recebido a mensagem que se deseja apagar. Para saber isso, basta olhar os “tiques” ao lado da mensagem; um “tique” significa que a mensagem está nos servidores do WhatsApp, aguardando o celular do destinatário se conectar à Internet para chegar até ele.

Editar ("edit”) ou desfazer (”revoke”) mensagens.
WABetaInfo Twitter

Duas novas opções aparecem no menu (acima) que surge ao manter o dedo sobre a mensagem: “revogar,” que desfaz o envio da mensagem, e “editar,” que permite alterar o texto.

Essa novidade apareceu no WhatsApp Beta em dezembro de 2016, então, se ela for mesmo liberada para todos, isso não deve demorar muito para acontecer.

4. Transferir dinheiro pelo WhatsApp

Segundo a Reuters, o WhatsApp está testando na Índia um sistema que permitirá às pessoas transferir dinheiro entre elas através do app.

A Índia é o maior mercado do WhatsApp, com 200 milhões de usuários, e onde esse recurso já é possível através de apps rivais como o WeChat, da chinesa Tencent. As transações digitais, ainda segundo a agência, foram impulsionadas recentemente graças às políticas de desestímulo ao uso de dinheiro em espécie do primeiro-ministro Narendra Modi. Em novembro, o banimento de notas de alto valor atingiu cerca de 80% do dinheiro físico em circulação no país.

Além da Índia, outros países desfrutam de sistemas fáceis e descomplicados para transferir dinheiro entre pessoas físicas. Nos Estados Unidos, o Venmo é bastante popular e há fortes rumores de que a Apple entrará nessa área também.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]