• Carregando...
Elon Musk, CEO da Tesla. | OnInnovation/Flickr
Elon Musk, CEO da Tesla.| Foto: OnInnovation/Flickr

Talvez ele estivesse cansado. Talvez fosse fome. Ou talvez o estresse de tentar revolucionar a forma como o mundo produz carros esteja finalmente pesando para Elon Musk.

Seja qual for o motivo, o bilionário presidente-executivo da Tesla atacou analistas durante uma conferência de resultados na quarta-feira (2), transformando a sessão no que Adam Jonas, do Morgan Stanley, chamou de “a chamada mais peculiar em que participei em 20 anos”.

As ações da Tesla caíram até 8% na manhã de quinta-feira (3).

LEIA TAMBÉM: Elon Musk é o Henry Ford da atualidade, e isso não é bom

A conferência começou como qualquer outra. Estes são os destaques que transformaram-na em uma bizarrice.

1) “Perguntas idiotas não são legais”

Após responder a uma série de perguntas densas e secas dos analistas de Wall Street, Musk pareceu chegar ao seu limite. Durante um diálogo entre um analista e Deepak Ahuja, diretor financeiro da Tesla, sobre despesas de capital, Musk interrompeu repentinamente.

“Desculpe-me. Próximo. Perguntas tediosas e idiotas não são legais. Próximo?”, ele disse.

2) “Elas estão me matando!”

Minutos depois, quando outro analista perguntou a Musk sobre as reservas do Modelo 3, o CEO fez uma pausa — injetando ainda mais tensão a uma situação constrangedora — antes de voltar a atacar.

“Vamos ao YouTube”, retrucou Musk. “Desculpe. Essas perguntas são tão secas. Elas estão me matando!”

A sessão de perguntas e respostas foi entregue a Galileo Russell, apresentador do canal do YouTube “HyperChange TV”, uma plataforma com mais de nove mil inscritos e vídeos com títulos como: “Por que comprei Tesla hoje por US$ 255/ação”.

Nos 20 minutos seguintes (uma eternidade naquele contexto), Musk repetidamente elogiou Galileo e agradeceu-lhe por fazer perguntas interessantes. Ao final de sua longa conversa, Galileu tinha feito 12 perguntas.

3) “É realmente escandaloso!”

Musk já criticou a imprensa antes, mesmo durante conferências do tipo. Desta vez, ele foi mais duro, lançando-se em um discurso inesperado no qual acusa jornalistas de colocar vidas de motoristas em risco por reportarem injustamente colisões de veículos autônomos.

“Então eles escrevem manchetes inflamadas que são fundamentalmente enganosas para os leitores. É realmente escandaloso. E isso seria verdade mesmo se os carros elétricos fossem — desculpe, se carros autônomos fossem dez vezes mais seguros, se ao invés de um milhão de mortes você tivesse 100 mil. Ainda haveria pessoas que iriam processar e dizer, ei, você é responsável por esta morte aqui. E é como, bem, 90% das pessoas que não morreram não estão processando. Elas não estão mortas, eles ainda estão vivas, elas simplesmente não sabem disso”.

“E, sim, é incrivelmente irresponsável, a qualquer jornalista com integridade, escrever um artigo que levaria as pessoas a acreditarem que a autonomia é menos segura. Porque as pessoas podem realmente desligar [o sistema autônomo] e depois morrerem. Então, de qualquer forma, estou irritado com isso.”

4) “Acho que fossos são uma bobagem”

Perguntado por que gostaria de permitir que outras marcas de carros usassem as estações Supercharger da Tesla em todo o país, em vez de criar um “fosso” em torno de sua infraestrutura, Musk respondeu como um general durão de um RPG.

“Acho que fossos são uma bobagem”, disse ele. “Se a sua única defesa contra exércitos invasores é um fosso, você não durará muito”, disse ele.

5) “Por favor, venda nossas ações”

Não é todo dia que você ouve um CEO incentivando alguém a vender as ações da sua empresa. Mas foi exatamente o que Musk fez, depois de dizer a um analista que ele “não tinha interesse em satisfazer os desejos dos day traders”.

“Eu não poderia me importar menos”, acrescentou. “Por favor, venda nossas ações e não as compre.”

Musk continuou: “Digo, acho que se as pessoas estão preocupadas com a volatilidade, elas definitivamente não deveriam comprar as nossas ações. Eu não estou aqui para convencê-lo a comprar nossas ações. Não compre se a volatilidade é assustadora”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]