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| Foto: DaniloStoquiDivulgação

Depois de a Uber ter anunciado que os motoristas terão que fazer selfies para provar a sua identidade antes de aceitar uma corrida ou ficar on-line, agora é a vez de um banco aderir ao recurso de segurança. O Banco Neon e a bandeira de seu cartão, a Visa, anunciaram nesta quinta-feira (11) o serviço de autenticação de compras on-line através da câmera frontal do celular.

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Bastará o cliente do banco digital olhar para o celular e piscar para assegurar transações e evitar fraudes. Essa ferramenta funciona apenas em casos onde o comércio necessita validar a compra mais de uma vez – principalmente em compras maiores, fora do padrão de consumo do cliente em questão. Caso não queira usar a ferramenta, ainda é possível optar por senha ou por leitura de impressão digital. 

No caso das compras comuns, valem os mesmos passos de segurança que já existem – normalmente digitar o Código de Segurança do cartão (os três números que ficam no verso).

Selfie

Clientes do banco Neon já são obrigados a realizar o cadastro de uma selfie assim que abrem a conta. É esse o dado utilizado para checar a informação no momento da autenticação digital, conta o CEO da instituição, Pedro Conrade. 

Ainda segundo ele, a ferramenta é a mesma usada por agências de segurança, como o FBI, e utiliza 50 pontos nodais para o reconhecimento facial em questão. “A imagem vira um algoritmo que é comparado ao que já está cadastrado para aquele cliente. Se a comparação for menos de 95,5% acurada, a compra é barrada”, garante. “Nenhuma foto fica no nosso banco de dados e nem no aplicativo”. 

Ao garantir o reconhecimento do cliente, a Visa e o Neon oferecem ao comerciante a garantia de segurança e de pagamento em caso de fraude. “É uma forma de incentivar que o comércio use mais esse tipo de pagamento”, explica Percival Jatobá, gerente de Produtos da Visa. “Para o varejista, cobrir uma fraude é terrível, por isso, o Neon entrega a tecnologia e pega esse risco para si.”

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