• Carregando...
Mário Gazin, fundador do grupo paranaense Gazin.  | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Mário Gazin, fundador do grupo paranaense Gazin. | Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A Gazin - varejista de móveis e eletroeletrônicos com sede em Douradina, no Noroeste do Paraná - foi eleita a empresa do setor com melhor custo-benefício na opinião dos consumidores. A marca, que tem forte presença nas regiões Norte e Centro-Oeste, foi a preferida dos entrevistados por aliar preço competitivo às preferências e características regionais. A empresa ficou na frente de grandes nomes do mercado, como Ricardo Eletro, Walmart, Magazine Luiza e Lojas Americanas. 

LISTA: As dez varejistas com melhor custo-benefício

Os resultados fazem parte da Estudo Varejo Eletro, realizado anualmente pela consultoria CVA Solutions. A consultoria entrevistou 7.563 consumidores de todas as regiões do país em abril deste ano. Os consumidores avaliaram mais de 60 lojas de eletroeletrônicos em itens como preço, promoções, facilidade de pagamento, frete, horário de atendimento, variedade de produtos, atendimento e fila de espera.  

Segundo a CVA Solutions, companhias regionais como a Gazin têm melhor custo-benefício porque conseguem oferecer preço competitivo e uma variedade de produtos que atendem às demandas da região em que está instalada. Do outro lado, grandes redes como Walmart e Lojas Amaricanas perdem no quesito variedade e atendimento, já que focam no mercado nacional e, em muitos casos, apenas na região Sudeste.  

Liderança paranaense

A rede paranaense Gazin conquistou o primeiro lugar nacional na categoria custo-benefício. A empresa familiar nasceu em Douradina na década de 1960 e mantém a sede até hoje no interior do Paraná. O grupo passou a trabalhar como varejista e atacadistas de móveis, eletrodomésticos e colchões e tem 226 lojas de varejo em sete estados, além de cinco indústrias de colchões e estofados e 13 centros de distribuição.  

Em 2016, a Gazin investiu R$ 42,3 milhões e abriu 15 lojas. Para este ano, a previsão da companhia é investir mais R$ 33 milhões, com foco na região Centro-Oeste. O faturamento foi de R$ 3,2 bilhões e a projeção para 2017 é de R$ 3,3 bilhões. A empresa teve em 2015 uma receita líquida de R$ 2,9 bilhões, segundo o Anuário Valor 1000, resultado que a coloca como a 14ª maior empresa com sede no Paraná em termos de receita.  

Força regional

Depois da Gazin, aparecem também outras redes regionais: Bemol (Norte) e Lojas Cem (interior de São Paulo). As maiores empresas do setor em termos de faturamento, como Walmart, Magazine Luiza e Lojas Americanas, aparecem depois da quinta colocação. Já marcas famosas como Casas Bahia, Carrefour, Ponto Frio e Extra se quer aparecem no ranking das dez varejistas de eletroeletrônicos com melhor custo-benefício na visão dos consumidores.

Confira quais são as dez varejistas de eletroeletrônico com melhor custo-benefício, segundo pesquisa feita pela consultoria CVA Solutions:

  • 1º Gazin
  • 2° Bemol
  • 3º Lojas Cem
  • 4º Ricardo Eletro
  • 5º Eletro Shopping
  • 6º Walmart
  • 7º Magazine Luiza
  • 8º BomPreço
  • 9º Fast Shop
  • 10º Lojas Americanas

*Atualizada às 11h42 de quarta-feira (3) para incluir informações sobre faturamento e investimento do Grupo Gazin. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]