• Carregando...
Golpe no WhatsApp promete um ano grátis de Netflix | Divulgação/Netflix
Golpe no WhatsApp promete um ano grátis de Netflix| Foto: Divulgação/Netflix

O novo golpe que circula no WhatsApp promete um ano grátis de assinatura de Netflix, mas termina com kits-presentes da Natura para o Dia das Mães. Os links maliciosos circulam na internet desde a última sexta-feira (5) e ainda não se sabe quantas pessoas caíram na armadilha. As informações foram divulgadas primeiro pelo site E-Farsas e confirmadas à Gazeta do Povo pelas empresas de segurança ESET e PSafe. 

Golpe começou com Netflix...

Inicialmente, os criminosos ofereciam um ano grátis de Netflix, serviço de streaming que custa R$ 22,90 por mês no plano com qualidade Full HD e exibição em duas telas simultâneas. Os usuários recebiam, via WhatsApp, a seguinte mensagem: “Netflix está dando 1 ano de assinatura grátis”, acompanhada de um link malicioso.

Ao clicar nesse link, o usuário era direcionado a uma página falsa da Netflix que simula a disponibilidade de contas grátis na sua região. Ao clicar em “Ativar conta Netflix” a vítima era avisada de que precisava convidar dez amigos pelo WhatsApp para ganhar a promoção.

Só depois de mandar os convites o usuário ganharia o suposto ano gratuito do serviço. Porém, ao terminar o trabalho, o usuário não recebia nada. Em vez disso, a página capturava “o número do celular do usuário para uso em diversos tipos de serviços ou abrindo o aplicativo de mensagens do sistema para enviar SMS a um número Premium com determinado texto ou, inclusive, induzindo ao usuário para que baixe aplicativos por meio de lojas não oficiais,” de acordo com a ESET.

... e terminou com Natura

Mas o golpe não durou muito. Desmascarado pelo site e-Farsas e depois pela empresa de segurança ESET, em pouco tempo o domínio (endereço do site) foi tirado do ar, comprometendo a execução do golpe. Os criminosos tiveram que mudar a história para mantê-lo ativo, o que ocorreu, de modo um tanto inusitado, nesta segunda-feira (8).

Segundo a empresa de segurança PSafe, quando o usuário clica no link que promete um ano de WhatsApp grátis, ele agora é redirecionado para uma página que promete presentear “várias mães de todo o brasil com 50 mil kits-presentes da Natura.” O endereço do site ainda contém as palavras “netflix” e “grátis,” mas não sobre nenhum resquício do serviço.

Nessa nova etapa, o usuário responde a três perguntas e depois é convidado a enviar o link para dez amigos do WhatsApp para retirar o seu “vale-presente” da Natura. Na hora em o usuário termina de responder as perguntas, também aparece uma simulação de comentários do Facebook, com várias pessoas elogiando a promoção. Os comentários são falsos e foram inseridos ali para dar um ar de legitimidade ao golpe.

No fim, não há vales-presentes nem períodos gratuitos na Netflix. Para esse e todos os outros golpes que se disseminam pelo WhatsApp, vale aquela velha recomendação: quando a oferta é boa demais, é bem provável que ela não seja verdadeira. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]