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Loja da Lush em São Paulo. Empresa vai encerrar suas operações no Brasil. | Reprodução/Facebook
Loja da Lush em São Paulo. Empresa vai encerrar suas operações no Brasil.| Foto: Reprodução/Facebook

A marca britânica de cosméticos com apelo ecológico Lush anunciou nesta segunda-feira (14) que vai encerrar suas operações no Brasil. A empresa vai fechar suas lojas físicas e sua fábrica a partir de 20 de junho e o seu e-commerce e sua central de atendimento ao consumidor (SAC) até 31 de agosto. A empresa entrou no Brasil pela primeira vez em 1999 e, atualmente, está presente em 49 países, com 932 lojas físicas e 38 e-commerces.

Em comunicado oficial, a Lush afirma que vai encerrar suas operações no Brasil porque o país é um mercado muito difícil para a operação de uma companhia britânica. A empresa teve prejuízo nos últimos quatro anos. “Apesar do crescente aumento de vendas, a alta carga tributária e a prolongada recessão econômica, somados a instabilidade política, tornou impossível à Lush continuar investindo e lucrar no país.”

A empresa diz que o Brasil foi um mercado importante para a marca e que ela pretende continuar contribuindo “com o debate sobre testes em animais no país e continuaremos usando muitos de nossos ingredientes - desde o cumaru até o mel orgânico obtido com base no comércio justo - vindos diretamente de comunidades locais”.

A Lush é uma marca que ficou conhecida no mundo pelo seu apelo ecológico. Ela milita pelo fim dos testes de cosméticos e produtos de beleza em animais e tem preferência por ingredientes frescos, como frutas e vegetais orgânicos, na fabricação dos seus produtos. Além disso, a empresa se considera “líder no combate ao excesso de embalagens na indústria de cosméticos”.

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Trajetória no Brasil

No Brasil, a empresa entrou em 1999 e a operação brasileira era comandada pela empresária paulistana Sandra Isper Rocha. Segundo entrevista da empresária à revista Istoé Dinheiro, a Lush Brasil chegou a ter 25 lojas e faturar R$ 10 milhões por ano.

Mas os fundadores da marca quiseram assumir as operações da Lush fora da Inglaterra, incluindo no Brasil. Com isso, criou-se uma disputa judicial entre Sandra e os fundadores que acabou culminando na saída da empresa do país em 2005. Em 2014, a marca retornou no Brasil, abrindo lojas, e-commerce e fábrica, sob o comando dos fundadores britânicos.

Além da alta carga tributária e da prolongada recessão econômica, o preço alto praticado no Brasil, o encolhimento do mercado de luxo e o imbróglio judicial também podem ter contribuído para mais uma saída da Lush do país. A empresa, porém, nega que o fechamento tenha ligação com o processo envolvendo a empresária Sandra Isper Rocha.

A marca tinha cinco lojas físicas, um SPA, um e-commerce e uma fábrica em Bom Jesus dos Perdões (SP). Ao todo, tinha 129 funcionários, sendo 44 na fábrica. O SPA também será encerrado.

Descontos

Todos os produtos vendidos nas lojas e no site da Lush estão com 50% de desconto (exceto Charity Pot, bolsas, lenços e latinhas) até o fechamento das operações ou término do estoque. A loja virtual e o SAC continuam funcionando até 31 de agosto de 2018 e podem tirar dúvidas dos clientes sobre pedidos e vouchers de SPA.

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