• Carregando...
 | Frank Behrens/Flickr
| Foto: Frank Behrens/Flickr

Os emojis e seus antepassados, os emoticons, estão tão enraizados na linguagem que não chega a ser estranho vê-los em comunicações profissionais. Causa estranheza, porém, quando um “J” aparece onde deveria constar uma caretinha sorridente. Isso acontece devido a uma gambiarra da Microsoft para exibi-la, algo que, enfim, será corrigido.

LEIA notícias de negócios e tecnologia

O problema afeta o Outlook, cliente de e-mail da Microsoft, desde 2010, quando o aplicativo passou a suportar emoticons. Para exibir o do sorriso, o Outlook, que utiliza o editor do Word na composição das mensagens, converte automaticamente o código :) na letra “J” e, ao mesmo tempo, altera a fonte para a Wingdings, composta por ícones. Na Wingdings, a letra “J” é representada por uma carinha sorridente.

Letra ‘J’ na fonte Wingdings

Mas quando alguém recebe essa mensagem em um sistema que não tem a fonte Wingdings instalada, como o Android, o iOS e o macOS, o cliente de e-mail recorre à fonte definida como padrão, sempre invocada para substituir as ausentes que eventualmente constem em mensagens vindas de fora. É aí que aquela carinha sorridente se transformar em um incompreensível "J". 

Uma atualização do Office 365, prevista para ser concluída até o início do ano que vem, resolverá o histórico bug do “J” no Outlook. Agora, o código :) será convertido em um legítimo emoji — este: ☺️. Ao Business Insider, a Microsoft disse, ainda, que está melhorando a capacidade dos aplicativos do Office em representar emojis diferentes usados em alguns serviços, como os do Yahoo.

Em redes sociais, o anúncio da novidade causou surpresa, certa consternação e algumas histórias curiosas, como a de pessoas que têm nomes começados com “J”, caso de Jeremy Burge. Ele disse que achou, por mais de 10 anos, que o “J” dos e-mails era uma abreviação inoportuna que as pessoas faziam do seu nome. Ironia: Jeremy é um dos responsáveis por definir os rumos do emoji no Consórcio Unicode.

Com o tempo, acabamos nos acostumando a converter mentalmente aquele “J” em uma carinha feliz, o que não significa que a novidade não seja bem-vinda J

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]