i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
negócios

Natura acelera expansão internacional e chega a seis lojas no exterior

Natura aproveitou o ano de 2017 para acelerar a expansão da sua marca própria, com a abertura de lojas físicas no Brasil e no exterior

  • PorDa Redação
  • 05/01/2018 14:06
 | Divulgação/Natura
| Foto: Divulgação/Natura

Além de liderar uma das maiores aquisições do ano, ao concluir a compra da marca britânica de cosméticos de The Body Shop por € 1 bilhão, a Natura aproveitou 2017 para acelerar a expansão da sua marca própria. A empresa abriu cinco lojas físicas no exterior no ano passado e chegou a seis unidades internacionais. No Brasil, a empresa tem 19 lojas próprias, sendo 14 inauguradas em 2017.

A primeira loja da Natura aberta no exterior em 2017 foi em Nova York, nos Estados Unidos. A unidade, inaugurada em abril no bairro de Nolita, um ano depois de a empresa ter retomado o seu plano de abertura de lojas físicas, também marcou o início da aceleração da expansão internacional. A empresa lançou um e-commerce nos Estados Unidos e passou a entregar para todo o país.

Depois da unidade de Nova York, a Natura abriu, em dezembro do ano passado, mais quatro lojas físicas no exterior. A rede inaugurou sua segunda unidade nos Estados Unidos em Paramus, distrito de New Jersey, suas duas primeiras na América do Sul, em Santiago, no Chile, e em Buenos Aires, na Argentina e mais uma unidade em Paris, na França. A capital francesa já contava com uma loja da Natura desde 2005.

No Brasil, a companhia abriu a sua primeira loja física em 2016, no Shopping Morumbi, em São Paulo. A empresa chegou ao fim de 2017 com 19 unidades no país, todas concentradas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e em shoppings centers. Das 19 lojas no Brasil, 14 foram abertas ao longo do ano passado.

Estratégia omnichannel

A Natura decidiu no início dos anos 2010 ampliar seus canais de venda. A empresa, que ficou por quase 50 anos focada na venda direta, alcançado a liderança nesse canal com mais de 1,8 milhão de consultoras, implantou a estratégia omnichannel, ou seja, de estar presente em todos os canais de venda – lojas físicas, e-commerce e venda direta – e fazer com que essas operações funcionem de maneira integrada.

A estratégia da loja física também é uma forma de a Natura aumentar a visibilidade da sua marca e também se aproximar dos consumidores. Sua principal concorrente direta no país, O Boticário, domina o varejo físico. A marca paranaense tem 48,9% de market share (participação de mercado) no varejo físico, segundo a consultoria Euromonitor. O Boticário é a maior rede de franquias do mundo no setor de beleza e a maior rede de franquias em geral no Brasil, com cerca de 3,7 mil lojas no país e no exterior.

Além do domínio no varejo físico, o Grupo Boticário, o que engloba também as marcas quem disse, berenice?, The Beauty Box e Eudora, terminou o ano de 2016 com 10,9% de market share entre as indústrias de cosméticos e beleza em atuação no Brasil, apenas 0,2 ponto percentual atrás da Natura, com 11,1%. Foi a menor distância já registrada entre as concorrentes. Em 2010, por exemplo, a participação de mercado da Natura era o dobro do Grupo Boticário. O dado de 2017 ainda não foi divulgado.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.