• Carregando...
Tela do MateBook X Pro ocupa 91% da área da tampa. | Huawei/Divulgação
Tela do MateBook X Pro ocupa 91% da área da tampa.| Foto: Huawei/Divulgação

A fabricante chinesa Huawei anunciou, no Mobile World Congress (MWC), seu novo notebook. Batizado de MateBook X Pro, ele traz um design curioso, que esconde a webcam embaixo de uma tecla especial no teclado.

O MateBook X Pro tem tela de 13,9 polegadas, com resolução de 3000 x 2000 pixels. Ela chama bastante a atenção por ocupar 91% da área da tampa, porcentagem inigualada na indústria, com bordas minúsculas de apenas 4 mm.

As telas de outros notebooks não conseguem uma ocupação tão grande devido a um elemento específico: a webcam. Mesmo nos modelos que têm bordas finas, caso do XPS 13, da Dell, um dos quatro lados costuma ser mais grosso para abrigar a câmera — no caso do produto da Dell, é a borda inferior.

A Huawei resolveu o problema movendo a webcam para o teclado. Exatamente no meio da fileira de teclas F1-F12, a fabricante incluiu um botão extra que, ao ser pressionado, revela a webcam. De quebra, a solução também contribui para a privacidade, já que, mesmo que um vírus ou outro malware comprometa o controle da webcam, ela não gravará o usuário às escondidas por estar oculta quando fora de uso.

Veja como fica:

Posição da webcam no MateBook X Pro.Huawei/Divulgação

Apesar de engenhosa, a solução não é livre de problemas. O ângulo da webcam é bastante fechado e isso, somado à sua posição, faz com que o enfoque dela fique no torso do usuário, e não em seu rosto, como seria o esperado e acontece com outros notebooks que posicionam a webcam acima da tela.

O MateBook X Pro virá com processador Core i5 ou i7 de oitava geração, duas portas USB-C, uma USB-A, botão de liga/desliga com sensor de digitais e peso de 1,33 kg. Ele será lançado entre março e junho na Europa, a partir de EUR 1.499. Não há previsão de lançamento para o Brasil.

Também em smartphone

A chinesa Vivo, do grupo BBK, anunciou o Apex, um protótipo cheio de novas ideias. A principal delas é uma extensão da área da tela sensível a toques — em janeiro, a Vivo apresentou o primeiro smartphone comercial com sensor de impressão digital embaixo da tela. No novo modelo, o sensor ocupa cerca de 1/3 da tela, diminuindo as chances de erro na hora de desbloquear o smartphone.

LEIA TAMBÉM:A marca chinesa que vende mais celulares que a Apple

O que mais chama a atenção no Apex, porém, é a posição da sua câmera frontal. A nova safra de smartphones com telas que ocupam toda a parte frontal introduziu um novo problema: onde posicionar a câmera de selfies. Até agora, vimos soluções da Apple, que coloca uma “franja” ou entalhe na parte superior para abrigar a câmera e outros sensores, e a da Xiaomi, que, na linha Mi Mix, move a câmera para a parte de baixo do aparelho.

No Apex, a Vivo optou por esconder a câmera em um mecanismo interno que funciona como uma espécie de periscópio, ou seja, ela fica oculta quando não está em uso e, ao ser requisitada, a câmera salta para fora em menos de um segundo.

Confira na animação abaixo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]