• Carregando...
 | Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo
| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

O sinal analógico de televisão vai ser desligado às 23h59 desta quarta-feira (31) em Curitiba e outros 26 municípios da região, atingindo 1,3 milhão de domicílios. A partir do desligamento, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida somente pelo sinal digital, que possui imagens mais nítidas e com poucas chances de interferência. Aparelhos de tevê com conversor integrado ou com conversor externo e antena estão aptos a receber o sinal digital. O objetivo é liberar a faixa de 700 MHz, que estava sendo usada para transmitir o sinal analógico, para oferta de internet 4G.

Confira, abaixo, as principais perguntas e respostas sobre o fim do sinal analógico de televisão, a lista de cidades em que o sinal será encerrado e como preparar sua TV para receber o sinal digital. A fonte das repostas é a Seja Digital, instituição responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital no Brasil:

Por que o sinal analógico de TV está sendo desligado?

Por dois motivos. O primeiro seria a qualidade da transmissão do sinal digital, que proporciona imagens mais nítidas, coloridas e com poucas possibilidades de interferências. O segundo - e principal motivo - é a liberação da faixa de 700 MHz. Essa faixa estava sendo utilizada até então para a transmissão do sinal analógico de televisão. Mas, em 2014, o governo leiloou a faixa para que as operadoras pudessem utilizar a frequência para oferecer internet 4G. A faixa de 700 MHz é ideal para o 4G, pois prioriza o tráfego de dados em seu espectro, oferece um sinal mais veloz, permite mais acessos simultâneos, tem alcance maior e é menos suscetível a obstáculos. Mas, para que as operadoras possam utilizar essa faixa para o 4G, é preciso que o sinal analógico seja desligado.

O que acontece a partir do momento que o sinal analógico é desligado?

A partir do desligamento do sinal analógico, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida somente pelo sinal digital. Aparelhos de televisão com conversor integrado (normalmente de tela plana e com selo DTV) já estão aptos a receber o sinal digital. Aparelhos mais antigos, como os de tubo, precisam ter um conversor externo instalado e uma antena para receber o sinal digital. Aparelhos sem conversor não vão mais transmitir a programação dos canais de TV a partir do desligamento do sinal analógico. O conversor é o equipamento responsável por transformar o sinal digital em analógico, permitindo que a TV continue transmitindo a programação. Já a antena é responsável por captar o sinal. Quem tem TV a cabo já recebe o sinal digital de televisão e não precisa fazer nada.

Como eu faço para saber se o meu aparelho televisor está preparado para receber o sinal digital?

É verdade que o governo está distribuindo kits contendo o conversor digital e a antena externa?

Sim, mas os kits só podem ser retirados por famílias beneficiárias de programas sociais do governo, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa Minha Vida. A pessoa que é titular do benefício precisa entrar no site da Seja Digital (sejadigital.com.br/kit) ou ligar gratuitamente para o número 147 e informar o seu NIS (Número de Identificação Social). Depois, basta escolher um dia e horário para a retirada dos kits. A entrega está sendo feita em agências dos Correios credenciadas, no horário comercial. No Paraná, ela acontece até o fim de fevereiro.

Quando o sinal analógico vai ser desligado na minha cidade?

O sinal analógico está sendo desligado, gradualmente, em todo o Brasil desde 2016. O calendário completo pode ser acessado no site da Seja Digital.

No Paraná, a primeira fase do desligamento acontece às 23h59 desta quarta-feira (31) em Curitiba e outros 26 municípios da região e atinge 1,3 milhão de domicílios. Confira o calendário completo no estado:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]