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Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify. | DON EMMERT/AFP
Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify.| Foto: DON EMMERT/AFP

O Spotify fez sua aguardada estreia em Wall Street nesta terça-feira (3), com um preço de abertura de US$ 165,90, avaliando a empresa de streaming em US$ 29,5 bilhões. Nos primeiros momentos da sua listagem pública, as ações do Spotify permaneceram estáveis, mas no início da tarde elas caíram mais de 9%, para US$ 150. Analistas anteciparam essa volatilidade devido ao caminho pouco usual escolhido pelo Spotify para abrir seu capital.

O serviço, que opera sob o símbolo SPOT, ignorou várias etapas de um IPO tradicional em Wall Street. Os executivos da empresa não fizeram um roadshow para convencer grandes investidores institucionais, como fundos de pensão e fundos mútuos, a comprar ações. Seu CEO descartou até o costumeiro ritual da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) de tocar o sino de abertura. O Epic Players, um grupo de teatro, fez as honras.

Em vez disso, o Spotify está conduziu uma “listagem direta”, modalidade incomum para empresas de seu tamanho, na qual não levantará dinheiro, mas permitirá que funcionários e investidores vendam suas ações imediatamente.

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“Para nós, ir a público nunca foi realmente uma questão de pompa”, disse Daniel Ek, fundador e CEO do Spotify, em uma apresentação a investidores no mês passado. “Você não vai nos ver tocando sinos ou fazendo festa. E apesar do enorme respeito que eu tenho pela Bolsa de Valores de Nova York nesse processo, eu também não estarei lá concedendo entrevistas”.

Se as ações do Spotify aumentarem nos próximos dias e semanas, sua listagem direta pode se tornar o roteiro para as muitas empresas de tecnologia multibilionárias que os investidores esperam que abram capital em breve, incluindo Airbnb, Lyft e Uber. “Isso abre a porta para qualquer unicórnio que foque no consumidor”, disse Nicholas Colas, cofundador da DataTrek Research.

Os analistas dizem que a listagem direta pode levar a grandes oscilações de preços ou a um descompasso drástico entre compradores e vendedores.

Contexto

A estreia no mercado do serviço de streaming era bastante aguardada pelos investidores. Lançada em 2008, a empresa afirma ter cerca de 160 milhões de usuários ativos mensais, em dezenas de países. A empresa acredita ter mais do que o dobro de clientes pagantes que seu concorrente mais próximo, a Apple Music, segundo documentos da Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC, na sigla em inglês). A Apple informou que 36 milhões de pessoas pagam para usar seu serviço de streaming de música, segundo o Wall Street Journal.

O Spotify se posicionou como um dos principais responsáveis pela reversão do declínio da indústria fonográfica, ao convencer milhões de pessoas a pagar por um serviço de assinatura de músicas sob demanda.

O crescimento da empresa foi acompanhado pelo aumento dos prejuízos. Ela gerou US$ 5 bilhões em receita no ano passado, um aumento de mais de 40% em relação a 2016, e teve uma perda líquida de US$ 1,5 bilhão em comparação com cerca de US$ 664 milhões em 2016.

O Spotify se recusou a falar para esta reportagem, citando o “período de silêncio” imposto pela SEC, que restringe as empresas de fazer certas declarações públicas durante o processo de abertura de capital.

A abordagem incomum do Spotify exigiu que a NYSE, de 200 anos, alterasse suas regras e garantisse a aprovação da SEC. Ela também permite que a empresa evite alguns dos aspectos mais frustrantes de uma estreia pública tradicional. Funcionários e investidores não enfrentam as mesmas restrições sobre quando podem vender suas ações, por exemplo.

“É um processo não testado”, disse Matt Kennedy, estrategista de mercado de IPO da Renaissance Capital, uma empresa de pesquisa de investimentos. “Nunca foi feito para uma empresa desse tamanho”.

Para o Spotify, o processo de listagem direta economizará dinheiro minimizando o papel que os bancos tradicionais de Wall Street desempenham no processo. Em vez de pagar mais de US$ 65 milhões em taxas aos bancos de investimento de Wall Street, o Spotify provavelmente pagará metade disso, disseram analistas de mercado.

Os bancos subscritores geralmente desempenham um papel essencial na introdução de empresas para grandes investidores, disse Lise Buyer, consultora de IPO do Class V Group. Mas o Spotify já é bem conhecido e não precisa desse tipo de apresentação, disse.

O Spotify também não venderá novas ações. Em vez disso, pessoas ligadas à empresa (“insiders”) e investidores da empresa estarão vendendo suas ações existentes. Muitos desses funcionários normalmente teriam sido impedidos de vender suas ações por pelo menos 180 dias em um IPO tradicional, disse Kennedy. Uma listagem direta elimina essas restrições e permite que eles possam lucrar com o IPO imediatamente.

“Você não quer subestimar o quanto é importante para os insiders serem capazes de vender imediatamente”, disse Kennedy. “No curto prazo, eles são os que se beneficiam” de uma estreia pública.

A listagem direta ignora outra tradição de Wall Street: oferecer ações de um IPO para hedge funds e outros investidores preferenciais com desconto, disse Jay Ritter, professor de administração da Universidade da Flórida, que acompanha os dados do IPO. Esses investidores normalmente veem o valor de suas ações subir rapidamente e vendê-las em seguida, embolsando um lucro rápido, disse ele.

“É por isso que Wall Street não quer que as listagens diretas sejam comuns. Elas tiram o poder dos subscritores para alocar ações aos seus clientes mais lucrativos”, disse Ritter. Esses clientes esperam tratamento preferencial em grandes estreias no mercado, disse ele.

No entanto, uma listagem direta vem com riscos. Não está claro quantas ações os funcionários e investidores oferecerão para venda ou quanta demanda haverá para elas, dizem especialistas do mercado. O mercado de ações também tem estado volátil recentemente, com a média industrial do Dow Jones caindo mais de 450 pontos, ou quase 2%, na segunda-feira (2). Isso pode tornar ainda mais difícil para os investidores liquidar o preço certo para as ações da Spotify, dizem eles. Não se sabia de antemão por qual valor as ações do Spotify começariam a ser negociadas.

“Sabemos o número potencial de ações que podem ser vendidas, mas cabe apenas aos iniciados”, disse Kennedy. “Pode ser um milhão e depois 100 milhões até quarta-feira. Definitivamente, não é um IPO normal.”

O Spotify informou que, por não usar um banco subscritor, o preço de suas ações poderia ser mais volátil do que o normal durante o primeiro dia de negociação. A empresa não terá algumas das salvaguardas tradicionalmente fornecidas pelos bancos de investimento, que tentam evitar que novas ações caiam abaixo de um determinado preço.

“Se a ação estiver instável quando decolar, o agente de estabilização tentará criar um piso onde o preço das ações possa ir”, disse o comprador. “O maior risco é que não sabemos para onde essas ações estão indo.”

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