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 | Jonathan Campos
Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos Gazeta do Povo

Um grupo de empresas varejistas, lideradas pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), quer antecipar a Black Friday para setembro. Elas alegam que manter a data em novembro, na última sexta-feira do mês, prejudica as vendas de Natal. Já outro grupo de empresas, a maioria ligada exclusivamente ao e-commerce, quer manter o evento em novembro. Com isso, podemos ter duas Black Friday em 2018 (uma em setembro e outra em novembro) se as empresas não chegarem a um acordo.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é quem está por trás do movimento que quer antecipar a Black Friday. Ela mobilizou uma série de empresas que se sentem prejudicadas pelo evento para tentar mudar a data de megaliquidação do varejo. Chilli Beans, Arezzo e Via Varejo (dona da Casas Bahia e do Ponto Frio) estão entre as varejistas que apoiam a causa, segundo a Alshop.

A associação explica que manter a Black Friday em novembro prejudica as vendas de Natal. O que acontece é que o consumidor acaba antecipando as compras dos presentes para a última sexta-feira de novembro e o período de compras antes do Natal acaba enfraquecido.

Outro problema seria o preço. Na Black Friday, as varejistas se obrigam a dar descontos agressivos, o que diminui em muito as suas margens. Já o Natal é uma data em que o foco está nos presentes, por isso as empresas mantêm descontos moderados para ter mais margem. Só que esse ganho com as vendas de Natal não está acontecendo, porque as pessoas estariam antecipando as compras para aproveitar os descontos da Black Friday.

Já aconteceram três reuniões neste ano para discutir uma possível nova data para a Black Friday. Mas, por enquanto, não houve um acordo, porque as empresas que atuam exclusivamente com e-commerce não concordam em antecipar a data. E até mesmo entre aquelas que querem mudar para setembro, há um ponto de discórdia sobre o melhor dia para fazer a megaliquidação. Uma sugestão foi fazer durante o feriado de 7 de setembro. 

A Alshop afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a mudança de data da Black Friday ainda está em debate. A associação ainda reafirmou que, para este ano, a Black Friday está mantida para o dia 24 de novembro. Qualquer mudança será de 2018 para frente.

Black Friday pode acontecer duas vezes em 2018

Ricardo Bove, diretor geral do Busca Descontos, portal responsável por idealizar a Black Friday no Brasil em 2011, afirma que é possível que a Black Friday aconteça duas vezes em 2018: em setembro e em novembro. O portal é a favor de manter a data em novembro.

O mesmo posicionamento tem o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O instituto apoia a manutenção da Black Friday em novembro por ser uma data internacional que já acontece no mercado brasileiro há sete anos. “O consumidor já conhece e espera por esta data. De nada adiantará mudá-la, pois muitas empresas continuarão a realizar promoções nesta época”, afirma o IDV em nota. 

O instituto também sinaliza que pode acontecer um racha entre as varejistas e, com isso, a Black Friday acontecer em duas datas em 2018: setembro e novembro. O IDV classifica o possível racha como “mais uma data para o consumidor se acostumar”, mas saliente que “cada empresa tem seu planejamento e liberdade para decidir qual o melhor período para realizar outras ações promocionais”.

Bove não acredita que o possível racha enfraqueça o movimento no Brasil. Ele afirma que o consumidor sairá ganhando com duas datas de megapromoção. Já a Alshop avalia que isso pode confundir o consumidor e que, se as empresas não entrarem em um acordo, o evento pode se quer acontecer nos próximos anos. 

No ano passado, as vendas on-line durante a Black Friday cresceram 17% e chegaram a R$ 1,9 bilhão. O número de pedidos teve alta de 5% ao alcançar 2,23 milhões de compras durante a sexta-feira de promoções. Os dados são do e-Bit.

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