• Carregando...
 | -/AFP
| Foto: -/AFP

O Walmart anunciou, na manhã desta quarta-feira (9), a aquisição de uma fatia majoritária do Flipkart, maior empresa de e-commerce da Índia, por US$ 16 bilhões. A Amazon, principal concorrente do Walmart e vice-líder do mercado indiano, estava na disputa pela aquisição.

Segundo os termos da aquisição, que ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores da Índia, o Walmart fica com 77% do Flipkart. As duas empresas estão em busca de outros investidores para participarem dessa rodada, o que pode dimuinuir a participação do Walmart, mas a empresa afirma que em qualquer cenário ela será majoritária.

LEIA TAMBÉM:Notícias de negócios e tecnologia

O restante do Flipkart está dividido entre Binny Bansal (cofundador da empresa), a chinesa Tencent, a gestora norte-americana Tiger Global e a Microsoft.

O Walmart garante, em comunicado à imprensa, que apoiará o plano do Flipkart de abrir capital como uma subsidiária no futuro. A gigante do varejo também afirma que manterá as duas empresas manterão suas marcas e esrtuturas operacionais distintas — o Walmart está presente na Índia na forma de 21 lojas físicas Best Price e centros de distribuição em nove estados indianos.

O interesse pelo Flipkart se justifica pelo potencial do mercado indiano. Segundo o Walmart, a expectativa é que o ritmo de crescimento das vendas online na Índia cresça quatro vezes mais que a média mundial, puxado por uma população enorme (1,3 bilhão de pessoas) e fortes aumentos no PIB, no poder aquisitivo das famílias e na penetração de smartphones e conexão à internet.

Segundo a agência Reuters , a Amazon tentou até o fim ganhar a disputa pelo Flipkart. Uma oferta formal pela aquisição de 60% do Flipkart teria sido feita há uma semana. Dias antes do anúncio oficial da aquisição, a Bloomberg informou que o conselho do Flipkart preferia o Walmart por acreditar que o acordo seria mais rápido e tranquilo de ser aprovado junto aos órgãos reguladores da Índia — o Walmart não tem presença no varejo online do país, enquanto a Amazon é vice-líder do setor. Os cofundadores, Sachin e Binny Bansal, também teriam preferência pelo Walmart.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]