i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Golpe

WhatsApp falso para Android engana mais de um milhão de pessoas

Versão adulterada com anúncios do WhatsApp era muito similar à oficial e distribuída pelo Google Play, a loja de apps do Android

    • Infomoney, com informações da redação
    • 06/11/2017 14:10
    À esquerda, a versão falsa do WhatsApp que era distribuída pelo Google Play; à direita, a oficial. | Reddit/Reprodução
    À esquerda, a versão falsa do WhatsApp que era distribuída pelo Google Play; à direita, a oficial.| Foto: Reddit/Reprodução

    Uma suposta atualização do WhatsApp enganou ao menos um milhão de pessoas ao redor do mundo, alertaram usuários da rede social Reddit. Chamado “Update WhatsApp Messenger”, o aplicativo estava na loja de apps do Android, o Google Play, assinado por um desenvolvedor chamado “WhatsApp Inc” — mesmo nome do desenvolvedor da versão legítima do app.

    Embora o nome seja visualmente idêntico ao da empresa que de fato criou e mantém o app de mensagens, ele contém um caractere “invisível” no final do nome que o diferencia, tecnicamente, do oficial. A cópia da página do app falso no Google Play era bastante fiel; a única diferença facilmente perceptível era o “Update” no nome do app, provavelmente para enganar quem já tem o WhatsApp original.

    Segundo um dos usuários do Reddit que baixou o app falso, ele carregava o WhatsApp oficial após ser aberto. Mas, além disso, o app também exibia anúncios dentro do WhatsApp, coisa que o oficial não tem e que deve ter rendido algum lucro aos criadores do app fraudulento. O app também tentava se esconder da vítima, exibindo um ícone transparente e nenhum rótulo — ou seja, era invisível. 

    Não há indícios de que o WhatsApp falso capturava dados pessoais ou causava algum prejuízo às vítimas. 

    Após denúncias feitas pelos próprios usuários do Reddit, o aplicativo inicialmente mudou de nome, para “Dual Whatsweb Update” e o desenvolvedor passou a se chamar “Live Update Apps”. Posteriormente, o app deixou de ser acessível. Ao site The Register, o Google informou que está analisando o ocorrido e que o desenvolvedor responsável pelo app deverá ser banido do Google Play.

    Como evitar versões adulteradas

    Idealmente, aplicativos fraudulentos não duram muito nas lojas de apps. Mesmo no Google Play, que tem políticas mais permissivas e não faz uma triagem manual dos apps submetidos por desenvolvedores, as cópias e apps maliciosos são removidos tão logo descobertos. Na App Store do iOS, da Apple, os apps são analisados por pessoas, o que mitiga os riscos de situações como esta ocorrerem

    Na dúvida, uma boa saída é acessar o site oficial do WhatsApp (whatsapp.com) e acessar os links das lojas de apps por lá.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.