• Carregando...

Depois de mais de dois anos de negociação até a Companhia de Bebidasdas Américas (Ambev) bater o martelo e escolher Ponta Grossa, nos Campos Gerais, para construir sua nova fábrica. O anúncio foi feito em uma coletiva à imprensa na tarde de quinta-feira (25) pelo prefeito Marcelo Rangel. A nova unidade deve ocupar uma área total de 2,6 milhões de metros quadrados, sendo 435 mil de área construída. Com investimentos estimados em mais de R$ 580 milhões, a unidade pode produzir 1,5 bilhão de litros por ano.

A Ambev confirmou, através de assessoria de imprensa, a construção da nova planta em Ponta Grossa, entretanto disse que os detalhes como investimentos, geração de empregos e produção ainda serão anunciados, não confirmando as informações repassadas pelo prefeito. "A Ambev confirma a construção de uma unidade no município de Ponta Grossa (PR). Os detalhes do investimento serão anunciados em breve", diz a nota.

Desde o início das negociações com o governo, há mais de dois anos, a cidade já era considerada favorita para abrigar a nova planta. O protocolo de intenções assinado em dezembro do ano passado, pelo ainda prefeito Pedro Wosgrau Filho, e na presença do sucessor, Marcelo Rangel, dava conta de que fábrica se instalaria nos Campos Gerais, mas a escolha por Ponta Grossa ainda não havia sido firmada.

Por volta das 16h da quinta-feira (25), Rangel, convocou a imprensa e fez o anúncio oficial da escolha da AmBev pela cidade. Na presença de autoridades municipais e estaduais, como o deputado federal e seu irmão, Sandro Alex e do representante do deputado estadual Plauto Miró, o prefeito afirmou que a essa nova planta será a maior do mundo da marca AmBev.

A nova fábrica será construída no quilômetro 462 da BR-376 (trecho que liga Ponta Grossa a Apucarana). Segundo a prefeitura, essa será a segunda maior obra em execução no Paraná, ficando atrás apenas da nova unidade da Klabin, em Ortigueira.

A estimativa é que as obras iniciem em 1º de setembro deste ano, gerando mais de dois mil empregos diretos. O lançamento da pedra fundamental foi anunciado para o próximo dia 13 de agosto com a presença de diretores da empresa e do governador Beto Richa.

O prazo final para conclusão das obras e início das atividades, conforme o anúncio, é para janeiro de 2015. Depois de pronta, a planta da AmBev na cidade deve gerar 800 empregos diretos para uma produção anual de 1,5 bilhão de litros.

Outro diferencial, segundo Rangel, é a captação e tratamento de água. A AmBev deve captar água do rio Bitumirin, com estação de tratamento próprio para mais de 90 mil metros cúbicos. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Álvaro Scheffer, disse que alguns fatores ajudaram na escolha pela cidade. O primeiro é pela localização de Ponta Grossa [ que fica em um entroncamento rodoviário] e depois pela qualidade da água. Sheffer disse ainda que as licenças ambientais, de operação e a prévia de execução já estão em estágio avançado. "Fizemos esse acompanhamento das licenças e nos comprometemos com a AmBev com qualificação profissional".

Para o prefeito Rangel, trata-se de um momento histórico para a cidade. "A cidade pontagrossense terá a maior fábrica do mundo da AmBev estabelecida no nosso município. É uma meta cumprida e temos muito o que comemorar", dicursou.

A empresa

A Ambev receberá uma redução na base de cálculo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as cervejas e refrigerantes fabricados na unidade que irá construir em Ponta Grossa, de acordo com protocolo de intenções assinado em dezembro. O benefício, de acordo com o vice-presidente de Relações Corporativas da companhia, Milton Seligman, será proporcional ao aumento de produção – na medida que a fábrica ampliar o uso da capacidade instalada, pagará mais imposto, portanto. A Ambev já tem duas unidades no estado, sendo que a fábrica de Curitiba, no bairro Rebouças, produz exclusivamente cerveja, enquanto que a unidade de Almirante Tamandaré produz somente refrigerante. Segundo a companhia, nada mudará nessas fábricas mais antigas até 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]