• Carregando...
Imagem que consta do pedido de patente da Apple. Cada número equivale a um componente da bolsa citado no registro de patente | United States Patent and Tradema/The Washington Post
Imagem que consta do pedido de patente da Apple. Cada número equivale a um componente da bolsa citado no registro de patente| Foto: United States Patent and Tradema/The Washington Post

A Apple é conhecida por ter desafiado as convenções da tecnologia usada pelas pessoas comuns com seus computadores, smartphones e tablets. Mas a mais recente inovação da companhia não é o relógio à prova d’água Apple Watch 2 ou o iPhone 7 e seu fone de ouvido sem fios. É, na verdade, a bolsa que você usa para levar esses aparelhos da loja.

A empresa americana entrou semana passada com um pedido de registro de patente para bolsas de compras brancas e retangulares, feitas de papel sulfite claro. Sim, aquele mesmo tipo de bolsa que você já viu muitas vezes na mão de consumidores dentro de shoppings, e que não permitem ver o que há dentro.

No pedido de patente, a Apple mostra em detalhes os recursos que fazem sua bolsa ser superior a todas as outras. Pelo menos 60% do papel sulfite usado na fabricação do utensílio vem de material reciclado, por exemplo – em outras bolsas similares esse porcentual é de 40% a 50%, afirma a companhia. Além disso, a empresa defende que o papel sulfite usado permite um “ajuste e acabamento mais sofisticados” comparado ao material “áspero e sem brilho” de bolsas feitas com folha comum de ofício.

Como bolsas feitas com material reciclável podem se romper mais facilmente do que aquelas que usam material 100% novo, a Apple explica em um longo trecho como reforçou potenciais pontos fracos de seu produto. O que inclui uma espécie de “colarinho” em torno da abertura da bolsa, onde o papel sulfite é dobrado para sustentar a estrutura do produto.

A patente também descreve as alças da bolsa. Elas são feitas de fibras de papel entrelaçadas que têm a mesma aparência e textura de cadarços de tênis e caem ao lado da bolsa quando ela não está sendo usada – alças de bolsas comuns são inflexíveis e ficam “em pé” o tempo todo, reforça a empresa.

De qualquer maneira, não está claro o motivo que levou a Apple a querer proteger sua bolsa de papel de imitadores – a marca já havia entrado com um pedido de registro provisório em março. Um porta-voz afirmou que a empresa não faz comentários sobre seus registros de patentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]