• Carregando...

Será inaugurada amanhã a Usina Hidrelétrica de Fundão, construída no Rio Jordão (região central do estado), com capacidade para gerar 120 MW. A primeira turbina da usina foi instalada no mês passado e vem sendo testada pela Elejor, companhia controlada pela Copel e que também construiu a Usina Santa Clara.

A inauguração ocorre 30 dias antes do previsto pelo cronograma da obra. De acordo com a Elejor, o projeto não foi antecipado para minimizar os efeitos da seca sobre a capacidade de geração de energia na Região Sul, mas sim porque a companhia aproveitou o conhecimento acumulado durante a construção da Usina Santa Clara. As duas hidrelétricas são quase idênticas e foram erguidas a poucos quilômetros de distância, formando uma espécie de escada no leito do Rio Jordão.

A primeira turbina de Fundão, com potência de 60 MW já está funcionando. Nas próximas semanas será instalada a segunda turbina. O projeto também prevê a montagem de uma pequena central elétrica, com capacidade de gerar 3,6 MW. O complexo, incluindo as duas hidrelétricas, exigiu investimentos de R$ 500 milhões, sendo que a Copel tem participação de 70% no empreendimento.

Apesar de não estar vinculada ao problema da seca no estado, a aceleração das obras de Fundão ocorreu em boa hora. O último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), referente a 22 de junho, mostra que os reservatórios do Sul estão com 29,5% da capacidade e, com isso, a maior parte da demanda nos três estados da região vem sendo suprida por usinas no Sudeste. (GO)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]