• Carregando...

A promotoria de Nova York indiciou nesta quarta-feira (27) mais de 30 brasileiros por remessa ilegal de dinheiro. Segundo informações do escritório da promotoria, reveledas em reportagem do "Jornal Nacional", os brasileiros levaram ilegalmente para os Estados Unidos mais de R$ 8 bilhões, entre fevereiro de 1998 e junho de 2002 - e também estão sendo processados pelo crime no Brasil.

De acordo com as autoridades americanas, boa parte do dinheiro saiu da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O dinheiro seguiu para o Uruguai e de lá para 16 empresas controladas pelos brasileiros no Panamá e nas Ilhas Virgens britânicas, para serem mais tarde depositados em agências de bancos americanos em Nova York. Dos 34 indiciados, 33 moram no Brasil e apenas um no Uruguai. As empresas que lavavam o dinheiro também foram indiciadas.

O Bank of America reconheceu que recebeu o dinheiro e que o sistema que identifica esse tipo de crime é deficiente. A promotoria condenou o banco a pagar uma multa de US$ 6 milhões e mais meio milhão de dólares para cobrir os custos das investigações.

A Polícia Federal e o Ministério Público brasileiro iniciaram as investigações em parceria com a promotoria de Nova York há mais de quatro anos. De acordo com reportagem do "Jornal Nacional", as investigações originais era do caso do Banestado.

Veja os nomes dos brasileiros e das empresas aqui

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]