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O uso de recursos do FGTS para investimentos em obras de infra-estrutura, anunciado ontem pelo ministro Luiz Marinho, não é uma boa opção para o trabalhador. Para os economistas ouvidos pela Gazeta do Povo, o investimento em infra-estrutura oferece alto risco e rentabilidade a longo prazo, o que não interessaria à maioria dos trabalhadores.

"O trabalhador já não tem liberdade de escolher onde aplicar os recursos do fundo e tem de entregar a um gestor que ele não escolhe, que no caso é a Caixa Econômica Federal", diz o consultor Alexandre Fischer, da RC Consultores. "Por isso, a opção de investir parte do recurso em obras públicas, em um fundo gerido também pela Caixa, não é interessante. O ideal seria diversificar, investindo, por exemplo, em papéis de empresas privadas."

Fischer lembra que não se pode comparar o uso do FGTS em obras de infra-estrutura com investimentos em papéis de empresas como a Petrobras, por exemplo, o que já foi permitido pelo governo. "O fundo de infra-estrutura não é um instrumento mobiliário, que tem respaldo da Comissão de Valores Mobiliários e do Banco Central e que fornece as informações necessárias para o investidor tomar as suas decisões", explica. O economista lembra ainda que o uso do FGTS nesse tipo de obra já foi feito no passado e foi o responsável pelo aumento do comprometimento do patrimômio líquido. Hoje, dos R$ 80 bilhões do fundo, R$ 60 bilhões estão empenhados em títulos da dívida pública e R$ 20 bilhões disponíveis para outros investimentos.

Para o coordenador do curso de Economia da Unifae, Gilmar Lourenço, o anúncio do governo de permitir o uso do FGTS em obras de infra-estrutura reflete o fracasso das parcerias público-privadas. "O governo vem tentando convencer o investidor privado, ao longo dos últimos anos, e não conseguiu provar a rentabilidade para o investidor privado", analisa. "Se o investidor, que tem uma folga no orçamento, muito maior do que a do trabalhador, não quis investir, por que é que o trabalhador vai querer?", completa.

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