• Carregando...
Bing Xing olha de sua jaula ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri | Reuters
Bing Xing olha de sua jaula ao chegar no aeroporto de Barajas, em Madri| Foto: Reuters

Após algumas semanas de muita especulação, a Apple enfim revelou o mistério que vinha causando volatilidade nas ações negociadas na bolsa de valores Nasdaq: a nova família iPod. O player de música digital mais famoso do planeta passou por uma reestilização profunda, com novas cores e até conexão wi-fi e tela sensível ao toque em alguns novos modelos. Para completar as novidades, a grife da maçã resolveu no mesmo dia cortar o preço do iPhone, seu recém-lançado telefone celular, e revelar iniciativas que deverão incrementar seu poder no mercado de música digital.

Entre os produtos anunciados, a principal novidade sem sombra de dúvida é o iPod Touch, player que segue os controles do iPhone, com touchscreen de 3,5 polegadas. O Touch, aliás, ficou incrivelmente parecido com o celular da Apple. O novo gadget terá duas versões – a de 8 GB custará US$ 300, enquanto a de 16 GB sairá por US$ 400, nos Estados Unidos. O equipamento também conta com acesso a redes wi-fi (802.11b/g), o que permitirá ao usuário não apenas navegar na internet por meio do browser Safari como também comprar canções digitais sem a necessidade de um PC (ou iMac).

Todas essas características do iPod Touch acabaram, no fim da semana, gerando um resultado negativo para a Apple. Consultores especializados em tecnologia temem que o player, com suas excelentes aparência e funcionalidades, possa roubar mercado do iPhone, canibalizando os negócios da fabricante sediada em Cupertino, na Califórnia. Resultado: queda nas ações da Apple durante a última quarta-feira.

"Colocamos wi-fi [no iPod] e o tornamos utilizável", afirmou Steve Jobs, CEO da Apple, numa possível referência irônica ao player digital Zune da Microsoft, que já tinha capacidade wi-fi, mas não foi capaz de bater a popularidade do iPod. A Microsoft reduziu o preço do Zune em US$ 50, para US$ 200.

"A Microsoft parece estar entrando em um território da Apple em grande escala, o que pode pressionar as margens dos produtos da Apple para baixo", disse Tim Biggam, estrategista da corretora on-line The Fly on the Wall, de Chicago. "Mas um impacto maior da Microsoft sobre os produtos da Apple ainda está para ser visto", acrescentou.

Entre os iPods "tradicionais", a maior mudança foi no iPod Nano, que teve sua tela aumentada, o que acarretou no crescimento do seu comprimento. Além da capacidade de tocar vídeos, o novo iPod Nano, disponível com capacidades de 4 GB (US$ 150) ou 8 GB (US$ 200), tem tecnologia Cover Flow, nova interface de navegação, e já vem com games embarcados.

O iPod clássico ganhou apenas atualizações de capacidade – as novas versões do tocador, que mantiveram as cores branca e preta, podem ser encontrados com 80 GB (US$ 250) ou 160 GB (US$ 350). Por fim, a linha Shuffle teve uma simples mudança de cores, com a inclusão de quatro novos modelos, incluindo o tocador vermelho que apóia a campanha humanitária RED, desenvolvida por Bono, vocalista da banda irlandesa U2.

A loja on-line da empresa também foi reestruturada e passou a se chamar iTunes Wi-Fi Music Store. O catálogo de artistas é o mesmo, mas o layout passou a exibir listas de músicas e arquivos que possam ser visualizados mais facilmente por usuários da tela de 3,5 polegadas.

Junto à Music Store, a Apple anunciou parceria com a rede de cafeterias Starbucks para a venda de canções digitais – ao se aproximar de uma loja, um ícone com o logo da rede aparecerá no iPod Touch. Ao clicar sobre ele, o usuário poderá comprar canções que estiverem sendo reproduzidas no Starbucks em questão. Até o final de novembro, cerca de 950 lojas da cadeia em Nova Iorque, Seattle e São Francisco serão ativadas para o recurso no iPod Touch.

Steve Jobs aproveitou a apresentação para anunciar a venda de ringtones para o iPhone por US$ 0,99 cada por meio da loja on-line. Após comprar uma canção, o usuário pode escolher o trecho da música que pretende usar como toque do seu aparelho.

A Apple também se mostrou agressiva na aposta para ganhar mercado entre smartphones. Ofertado por US$ 600 desde seu lançamento oficial, em junho, o iPhone poderá ser comprado por US$ 400 a partir desta semana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]