• Carregando...

O Smilingüido vai ganhar sotaque de gringo. A formiguinha paranaense que completa 26 anos em 2006 desembarca no estado americano da Flórida, em abril, para consolidar sua presença no mercado internacional de artigos de papelaria com inspiração cristã. Em 2005, as vendas externas da Editora Luz e Vida cresceram 32% e deram o empurrão final no investimento. O departamento internacional será coordenado por Nilson Thober, que durante oito anos comandou o comercial da editora. O maior número de fãs da turma do Smilingüido está em Portugal e no Japão, mas os livros em inglês, espanhol e até árabe chegam a outros 17 países.

Para aprender a negociar

Eles estão de volta. Na segunda-feira, um novo grupo de 36 estudantes americanos ocupa seus lugares nas salas de aula do Isae/FGV para participar do programa "Como fazer negócios com o Brasil". É a quarta turma de alunos do MBA internacional da Moore School of Business da University of South Carolina a fazer o curso, que já mereceu o reconhecimento do Ministério das Relações Exteriores. Eles têm entre 25 e 35 anos e estudaram português voltado para negócios, como parte da preparação para a etapa brasileira, que terá um mês de aulas e três de estágio empresarial.

Na ponta da língua

A competição também está presente nos testes de proficiência em línguas. Uma amostra é a mudança que o tradicional exame de inglês Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa (Ielts, na sigla em inglês) vai fazer neste ano. A partir de 1.º de maio, a regra que obriga os candidatos a esperar no mínimo três meses para refazer a prova – se não conseguiram uma nota satisfatória – será abolida. "Essa medida era uma requisição dos próprios candidatos e tem como objetivo aumentar a competividade deles", explica Rosane Di Genove, gerente nacional do Ielts para o Brasil.

Abraçando a tecnologia

Outra novidade deve chegar nos próximos dois anos no Ielts. O teste deve começar a ser feito pelo computador em 50 países, inclusive no Brasil. O Toefl, outro teste de inglês muito aceito no mundo, fez esta mudança em 1998 e está implantando um formato pelo qual os candidatos fazem a prova pela internet. O Ielts é administrado pela Universidade de Cambridge e é exigido para quem quer estudar nas instituições de ensino superior do Reino Unido e para quem quer emigrar para Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Água para coquetéis

A empresa Ouro Fino está satisfeita com a aceitação de seus últimos lançamentos: as garrafinhas de água mineral Red e Blue de 300ml, miniaturas da Ouro Fino Blue de cinco litros, cujo design lançado em 2004 foi diversas vezes premiado e agora concorre ao prestigiado "President’s Award", que será divulgado na China em abril. A Red é uma água supercarbonatada – com mais gás do que o normal – concebida para conquistar o mercado de "club sodas", os drinks que levam água. A Blue é uma água mineral sem gás. As embalagens ganharam o prêmio Embanews 2006, na categoria design.

O presidente do Conselho de Administração da empresa, Guto Mocellin diz que, o público gostou muito dos lançamentos. "Nós sentimos um aumento nas vendas e prevemos um crescimento de 17% para este ano", conta.

Crescimento em serviços

A multinacional francesa Sodexho, especializada na prestação de serviços para empresas, vai aumentar a artilharia para atingir um crescimento de 70% na Região Sul em 2006 – o dobro do registrado nos últimos dois anos. O Paraná está no centro dessa estratégia e deve ser beneficiado com a abertura de novas vagas de trabalho. Uma estimativa da empresa aponta que podem ser criados cerca de 500 empregos diretos com a expansão no estado, onde hoje ela tem 700 funcionários. O outro estado da região onde a Sodexho atua é o Rio Grande do Sul. Lá ela emprega 280 pessoas. No país, ela tem 11 mil funcionários.

Guarda da floresta

O plano da Sodexho também inclui uma diversificação em seu portfólio de serviços. Atualmente, 89% da atividade da companhia se concentra na área de alimentação, porcentual que deve cair para 75% em três anos. Ganharão espaço os segmentos de segurança, manutenção e lavanderia, entre outros. No Paraná, a multinacional está de olho no setor florestal. Há quatro anos ela mantém 120 guardas nas florestas paranaenses da fabricante de papel Norske Skog. Agora, quer aproveitar o know how para conquistar outros clientes do ramo.

Prêmio para a criatividade

O Prêmio Abril de Publicidade 2006 começa a receber amanhã as inscrições das agências de publicidade, que a cada edição, há 20 anos, disputam empenhadamente o reconhecimento entre os grandes talentos da propaganda brasileira. O regulamento está publicado no site www.premioabrildepublicidade.com.br. Nos últimos três anos, as agências paranaenses conquistaram duas vezes a categoria Regional Sul. Em 2003, a Heads Propaganda faturou o prêmio com um trabalho para a Sociedade Educacional Positivo. Em 2005, foi a vez da Opus Múltipla, com uma criação para O Boticário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]