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Boston, Massachusetts, EUA – Se uma série de pedidos de patente recentemente feitos pela Google forem algum indicativo, a propaganda na internet está prestes a ser tornar muito mais amigável – e a definição de spam muito mais confusa. O sistema da Google de vender e distribuir os anúncios vinculados aos resultados das buscas tem sido muito lucrativo. Nos primeiros seis meses deste ano, este esquema, que envolve o leilão da AdWords e a rede AdSense, trouxe quase US$ 4 bilhões em rendimento e mais de US$ 1 bilhão em lucro.

Mas este sistema automático está longe de ser perfeito. Apesar da grande sofisticação do software, a grande maioria dos anúncios apresentados pelo Google são ignorados pelos internautas.

O Google quer mudar isto. Suas inscrições de patentes indicam uma forma nova, e muito mais pessoal, de publicidade. Diferente do AdWords e do AdSense, o método não conta só com o algoritmo do software, mas também com trabalho manual e julgamento individual. Pessoas comuns farão a seleção dos anúncios, ou temas de anúncios, e o Google irá inseri-los em e-mails, mensagens instantâneas e outras formas de comunicação.

Um exemplo de como isto funcionaria: uma pessoa envia um e-mail aos membros do seu grupo de leitura informando-os do livro a ser discutido no mês seguinte. Neste cenário, ela inclui no e-mail alguns resultados de busca no Google, como a foto da capa do livro ou um link para uma matéria sobre a obra. Quando os destinatários abrirem seus e-mails, o Google automaticamente insere "anúncios de conteúdo relevante" na mensagem. Estes anúncios podem incluir uma oferta da Amazon.com, por exemplo.

O componente final é um sistema de recompensa para incentivar as pessoas a incluírem propaganda em sua comunicação pessoal. Segundo a explicação do Google, as recompensas poderiam incluir pagamentos em dinheiro, créditos para futuras compras de produtos, ou "um aumento da reputação" – seja lá o que for isto.

É um sistema engenhoso, mas tem algo de repugnante. Ele deixará nebulosa a linha que separa mensagens pessoais de spams. Nós realmente queremos que nossos amigos nos enviem anúncios junto com suas mensagens ou cumprimentos?

O novo sistema pode muito bem resultar na distribuição de anúncios "mais relevantes", dando um futuro aumento aos lucros do Google. Mas isto também significaria a injeção do comércio na forma mais intima de comunicação eletrônica.

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