• Carregando...

Nada melhor do que aprender a ser um líder com grandes líderes. Por isso, o I Simpósio Internacional de Liderança trouxe ontem dois especialistas para ajudar jovens profissionais que desejam ser bem sucedidos na gestão de pessoas. O empresário Ricardo Semler, presidente do grupo Semco, e o consultor de finanças Gustavo Cerbasi. O evento continua hoje, no Expotrade, em Pinhais, com a presença da empresária Luiza Helena, do publicitário Roberto Justus e do apresentador de televisão Luciano Huck.

O empresário Ricardo Semler veio contar um pouco da sua experiência de vida, marcada pela transformação de uma pequena empresa familiar – fundada por seu pai em 1953 – em um poderoso grupo empresarial, a Semco. Nos anos 80, quando assumiu as rédeas da indústria, Semler expandiu os negócios restritos à indústria naval para a produção de misturadores químicos e alimentares, equipamentos de refrigeração e ar-condicionado. Depois, nos anos 90, dividido em unidades de negócios, o grupo passou a administrar aeroportos e hospitais e a criar soluções de gerenciamento postal de documentos. Na década atual, ainda maior, começou a prestar consultoria de projetos de preservação ambiental e a desenvolver pesquisas de alta tecnologia e serviços de internet.

Hoje, a Semco emprega cerca de 3 mil pessoas espalhadas em mais de 30 empresas. A filosofia é não seguir os padrões de outras companhias, com hierarquia pré-definida e formalidades excessivas. Entre os princípios adotados está a descentralização de uma sede em 14 escritórios espalhados por São Paulo, à escolha do funcionário. Durante a palestra, Semler afirmou que ainda existe uma mentalidade organizacional muito antiga e que não condiz com as organizações futuras. "Não há muito lugar para regras prontas na organização do trabalho do futuro", disse.

Este sistema de gestão participativa levou Semler a ser consagrado como Homem de Negócios da América Latina pela revista America Economia, do Wall Street Journal, em 1990, além de ser incluído entre os 100 mais arrojados jovens líderes globais pelo World Economic Forum de 1994. Trajetória que ele contou no livro Virando a própria mesa, o maior best seller brasileiro de não-ficção de todos os tempos, em 1988. No ano passado ele lançou seu segundo livro: Você está louco! Uma vida administrada de outra forma.

O outro palestrante de ontem, Gustavo Cerbasi, veio falar sobre alternativas de investimento e de como lidar com crises financeiras, além de mostrar as diferenças entre investir e poupar e entre planos de previdência e seguros. Cerbasi é administrador público pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em administração e finanças pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Além do best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, ele escreveu os livros Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem e Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos.

O coordenador do evento, Lucas Zanchetta, diz que os palestrantes estão mostrando um pouco de sua experiência profissional e pessoal para mostrar como chegar no status de líder. Segundo ele, uma pesquisa realizada há dois anos mostrou que os universitários consideram muito importante participar de eventos como este, por causa da abertura de contatos profissionais. Curitiba foi escolhida pela grande aceitação detectada na pesquisa, que ouviu 10 mil jovens. Ontem, compareceram 3,7 mil pessoas, das quais 500 se inscreveram horas antes do evento.

Serviço: Informações pelo telefone (41) 3076-9800 ou no site www.hbbr.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]