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Memória

O resgate de músicas do cancioneiro popular brasileiro é um dos trunfos para o sucesso da Galinha Pintadinha com o público infantil.

Nos aniversários de crianças de até 3 anos, ela é onipresente. Com sua penugem azul e inconfundíveis pintinhas brancas, também anda cacarejando pelos blocos de carnaval e se prepara para aterrissar nas prateleiras dos supermercados na Páscoa, quando ovos de chocolate com sua marca estarão à venda. A Galinha Pintadinha, personagem criada por uma dupla de paulistas que se tornou um fenômeno nacional, também planeja chegar às telas de cinema em 2014 e começa a ciscar em outros territórios. Este semestre, será lançado no México o primeiro DVD gravado em espanhol.

A história de sucesso da galinha tem uma dose de sorte. Em 2006, o administrador de empresas Juliano Prado, de 41 anos, e o publicitário Marcos Luporini, de 42, faltaram a uma reunião com uma TV, na qual iam apresentar sua criação. Para não perder a oportunidade, subiram um link no YouTube com animações da personagem para que a equipe de TV os visse. A parceria com o canal não deu certo, mas os clipes caíram no gosto das crianças. Já são mais de 600 milhões de visualizações.

Entusiasmados com o sucesso no mundo virtual, os dois amigos resolveram gravar 13 clipes com a Galinha Pintadinha e sua turma e lançar um DVD, em 2008. Comercializado de forma independente, foram vendidas 20 mil cópias.

O pulo do gato para furar a barreira da distribuição e alcançar as redes varejistas foi uma parceria com a Europa Filmes, em 2009. No ano seguinte, era lançado mais um DVD, desta vez pela Som Livre. O terceiro, lançado em 2012, também tem o selo da gravadora e foi o mais vendido pela empresa no ano passado. Juntos, os três somam mais de um milhão de exemplares comercializados. O quarto DVD deve ficar pronto em 2014.

"Quando criamos a personagem, não imaginávamos que ela se tornaria esse fenômeno. Mas hoje temos a ambição de transformá-la num clássico infantil", diz Prado, que, ao lado de Luporini, dirige a Bromélia, produtora localizada em Campinas e criada em 2008 para administrar o sucesso da ave.

Pintadinha é um verdadeiro império de vendas. Na temporada de Natal, a galinha de pelúcia foi o segundo brinquedo mais vendido nas 124 lojas da rede Ri Happy no país. Em pouco mais de um ano, passou de cem para mais de 400 produtos licenciados, entre brinquedos, material escolar e produtos de higiene pessoal. A novidade para a Páscoa é a parceria com a fabricante de ovos de chocolate Village.

Prado e Luporini evitam falar em cifras, mas analistas de varejo estimam o faturamento da Bromélia, com apenas sete funcionários, em dezenas de milhões de reais por ano.

Uma das razões para o sucesso do projeto, na opinião de Prado, é que a dupla resgatou músicas do cancioneiro popular, já testadas e comprovadas no universo infantil. Somam-se a isso o traço simples e o colorido das imagens, e a receita está quase pronta. Na era digital, a internet é um ingrediente não menos importante.

Obstáculos

Mas Prado e Luporini não têm colhido apenas ovos de ouro. Brigam na Justiça contra Benedito Maciel, produtor da peça "Dudinha e a Galinha Pintadinha", em cartaz desde 2012. Maciel alega que os personagens da animação são de domínio público e que os direitos autorais da Bromélia se limitam a sua caracterização visual. Diz ainda que procurou a dupla em 2011 para uma parceria e que, diante da negativa, decidiu montar o espetáculo. Prado e Luporini preferem ficar de bico calado.

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