• Carregando...
Vídeo: | RPC TV
Vídeo:| Foto: RPC TV

Elas não são como os celulares, presentes em todas as bolsas e bolsos, mas também fazem parte da lista de desejos eletrônicos da classe média. Melhor: com a queda nos preços, reforçada pelo dólar mais baixo e pela concorrência desenfreada, o mercado das câmeras digitais está crescendo. A questão que se coloca ao consumidor agora é saber quais características são importantes na hora de levar uma câmera para casa. E, afinal de contas, a quantidade de megapixels é assim tão importante?

Até dois anos atrás, as câmeras mais vendidas eram as de 2 e 3 megapixels (Mp); hoje, as de 5 Mp são as mais comuns à venda – com 75% do mercado – e ganham concorrentes dotadas de maiores resoluções. Já há modelos com mais de 10 Mp de resolução, e marcas como Sony ou Olympus começam a desovar no mercado amador equipamentos acima dos 12 Mp.

"Há três anos, vendíamos câmeras de 5 Mp somente para profissionais. Mas hoje, para as fabricantes, passar de um megapixel para outro é muito mais barato. Segundo nossas pesquisas, o segundo item mais procurado pelo consumidor atualmente é a lente, envolvendo a escolha entre zoom óptico e digital", diz o presidente da Kodak Brasil, Fernando Bautista.

Mas o fato é que o consumidor médio, público formado por uma imensa mairia de fotoamadores, definitivamente não precisa de uma câmera com 12 Mp de resolução. Até porque, quanto mais pesadas as fotos, mais espaço elas consomem no HD.

Para a Sony, por exemplo, o "quesito megapixel" foi muito importante até 2005, quando o mercado ainda era relativamente novo e o consumidor ainda estava comprando sua primeira câmera. Depois de algum tempo de uso, no entanto, as pessoas começaram a perceber que era possível fazer boas fotos com 4 e 5 Mp e acabaram pedindo mais funções. É aqui que entram itens como estabilizador, autofoco, alta sensibilidade e facilidade de menu. É o que afirma Fernando Salomão, gerente da linha de câmeras digitais da Sony: "É claro que o megapixel nunca vai parar de crescer, mas começa uma desaceleração na briga do Mp e começa a dos recursos, como menus mais interativos".

Leia reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]