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Curitiba – Nesta semana, franceses e brasileiros que moram em Paris terão a oportunidade de degustar alguns dos sabores típicos do Paraná. Uma exposição no Carreau du Temple, no centro da capital francesa, marca a semana dedicada ao estado durante as comemorações do Ano do Brasil na França. Em paralelo a uma série de apresentações artísticas do estado, o Espaço Brasil reúne de hoje a domingo 16 empresas paranaenses que atuam no segmento de produtos naturais e orgânicos. Fruto de um acordo cultural entre os dois países, o espaço dedicado ao Brasil deve reunir até o fim do ano cerca de 400 projetos culturais e mostras de todas as regiões do país.

Do Paraná, serão levados chás e erva-mate, sucos e compostas de frutas e cachaça paranaense, entre outros produtos. "Queremos que os consumidores franceses conheçam o que o Paraná tem, para que isso incentive não apenas o consumo, mas o interesse pelo estado e o turismo na região", diz o coordenador de assuntos internacionais da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e de Assuntos do Mercosul (Seim), Santiago Gallo.

O governo selecionou as empresas entre as que se inscreveram para participar da exposição e optou por produtos orgânicos porque, segundo Gallo, o consumidor europeu tem interesse nesse segmento. "Estamos iniciando um trabalho de longo e médio prazo para colocação dos produtos paranaenses não só na França como em todo mercado europeu."

Este é justamente o objetivo da empresária Sandra Hanszmann, proprietária da PhytoFruit, empresa curitibana que produz alimentos fitoterápicos e cosméticos à base de frutas orgânicas. "Produtos que são vendidos na França são referência para os outros", diz ela. "Por isso nos preparamos para entrar nesse mercado e, no futuro, em países como Itália, Alemanha e Inglaterra."

Segundo Sandra, a empresa vai expor um mix de frutas, rico em fibras, para favorecer o funcionamento intestinal. "É um produto saboroso, de patente brasileira, criado de acordo com o paladar francês." A Phytofruit também vai levar à França geléias, calda e purê de maçã e uma linha de cosméticos com aroma tropical.

A Leão Júnior já esteve em Paris nos meses de junho e julho – quando seus produtos foram expostos na Lafayette Gourmet, badalado centro comercial da cidade – e agora volta à capital francesa para a semana do Paraná. Segundo o consultor e gestor de marketing da empresa, Roger Rieger, a empresa espera com isso aumentar sua pauta de exportações, que hoje corresponde a 5% do faturamento da Leão. "A repercussão dos nossos produtos no país esta sendo muito grande e temos interesse em abrir caminho para exportar toda a linha Matte Leão, líquida e seca", afirma.

Além do Boticário, que vai expor seu perfume Arbo, a empresa O Casulo Feliz é a única entre as participantes fora do segmento de alimentos. Com sede em Maringá, na região Norte do estado, a empresa produz e faz o tingimento de seda. "Vamos expor, além do próprio tecido, almofadas, cortinas e tapetes feitos com seda paranaense", conta o proprietário da Casulo Feliz, Gustavo Serpa Rocha.

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