• Carregando...

O Congresso Mundial 3GSM é uma coisa de louco. Trata-se de um evento que trombeteia novidades do padrão GSM de telefonia celular – tribo que reúne 1,7 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 45 milhões no Brasil, majoritariamente pelos clientes de TIM, Claro, Brasil Telecom e Oi. Pelos números do congresso – que atazanou Barcelona, na Espanha – a gente vê: só no primeiro dia, foram 39 mil credenciamentos de curiosos atrás de empresas como Microsoft, Intel e, naturalmente, os fabricantes de celulares, como Nokia, Motorola e Siemens.

É tanta gente que a cidade sente o tranco: engarrafamentos, hotéis lotados e milhares de orientais (pois, é claro, onde há tecnologia, há japoneses, coreanos e, mais recentemente, chineses). Entre muitas visitas ilustres, os reis da Espanha, Juan Carlos e Sofia, o príncipe Andrew, da Inglaterra, e o vice-rei da Microsoft, Steve Ballmer.

Digamos, no entanto, que este tenha sido o lado cosmético do mundão GSM. O pau quebrou mesmo foi nas novidades. E, pelo que a gente viu, nada foi mais novidadeiro do que a Nokia e a Sanyo aproveitarem a proximidade de 1,5 mil jornalistas cobrindo o congresso para anunciar a criação de uma empresa dedicada ao padrão CDMA – justamente o lado oposto do GSM e que, no Brasil, é adotado pela Vivo. Como isso afeta a nossa vida? Por enquanto, de jeito nenhum. Primeiro porque a tal empresa só deve sair do papel em meados deste ano. E segundo porque vai demorar mesmo para que suas invenções cheguem ao Brasil.

O CDMA não só está vivo como vai muito bem, obrigado (veja matéria nesta página). Mas é bom constatar que as empresas continuam investindo pesado no GSM, afinal, trata-se da tecnologia mais adotada no mundo – mesmo que já tenha 15 anos de existência (uma eternidade no mundo da TI). E tem mais: dá-se como favas contadas que o celular será o ponto para onde tudo vai convergir. Pelo que se vê, nenhum outro aparelho concentra tantas rimas ricas: agilidade, versatilidade e, evidentemente, mobilidade. A turma dos palms discorda, mas vai ter que ficar fora da conversa. Afinal, somente no ano passado foram vendidos 813 milhões de celulares no mundo, com 32,6% da Nokia e 18% da Motorola – esta registrando um crescimento e tanto, puxada pelo sucesso do aparelho Razr V3.

As novas promessas enchem os olhos e as telas dos equipamentos: VoIP no celular, barateando imensamente as chamadas, TV móvel, downloads e uploads muito mais rápidos, consultas clínicas, vigilância, etc. Tudo no bolso, para você ficar informado na hora exata dos acontecimentos. Não por acaso, a operadora peso-pesado Vodafone e o Google (sempre ele) vão lançar, juntos, uma versão do buscador a ser usado em telefones celulares. Já o pai do Skype, Niklas Zennström, anunciou que seu software também está ganhando versão para o mundo móvel, inicialmente para palmtops.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]