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Quinta aventura de Hitman é um bom investimento: jogo inteligente e que pode ser “rejogado” | Fotos: Divulgação
Quinta aventura de Hitman é um bom investimento: jogo inteligente e que pode ser “rejogado”| Foto: Fotos: Divulgação

Notas

Wii Mini

Poucos dias depois do lançamento do seu novo videogame, o Wii U, a Nintendo resolveu dar uma segunda vida no já falecido Wii. Na semana passada, a empresa anunciou o modelo "Mini", a ser lançado, inicialmente, apenas no Canadá, em 7 de dezembro. Com preço de US$ 100, o console é menor que a versão original, não virá com Wifi, não terá conectividade com a internet e também não será compatível com o Gamecube.

Wii U

O presidente da Nintendo americana fez um balanço da primeira semana de vendas do Wii U. Em entrevista ao site CNET, Reggie Fils-Aime afirmou que, desde 18 de novembro, o novo videogame vendeu 400 mil cópias no mercado norte-americano. Os números parecem baixos para a indústria. A explicação do presidente é que a empresa não está conseguindo repor os estoques por causa da alta procura.

Kinect

Uma boa notícia para quem gosta do Kinect, aquele periférico do Xbox 360 que anda meio esquecidos pelos programadores. A Ubisoft anunciou na semana passada o lançamento nacional de Marvel Avengers: Battle for Earth, que permite ao jogar escolher 20 heróis e vilões do universo Marvel, incluindo todos os Avengers, Spider-Man e Wolverine. Com o Kinect, os gamers utilizarão seus próprios corpos para atacar e atirar objetos. O preço sugerido é de R$150.

Ficha técnica

Hitman: Absolution

- Plataforma: PS3, Xbox 360 e PCs

- Categoria: Ação

- Preço: R$100 (PCs) e R$180 (consoles)

A nova missão do agente 47 era clara: invadir uma mansão e matar Diana Burnwood, ex- parceira da Agência Internacional de Contratos. Mas ei que, num ataque de empatia, o assassino profissional resolve atender a um último pedido da vítima. A menina Victoria não pode cair nas mãos da agência. Essa é a trama principal de Hitman: Absolution, recém-lançado nos videogames.

A série Hitman ficou conhecida por trazer elementos novos para os jogos "stealth", aqueles em que o jogador deve se esgueirar pelos cenários para abater inimigos de forma sorrateira, sem ser percebido. Ações mais ousadas, como um confronto direto, devem ser evitadas. Absolution, quinta aventura protagonizada pelo careca tatuado, aprimora a mecânica, continua usando uma história sem pé nem cabeça e, acima de tudo, proporciona uma experiência imersiva e inteligente, o que deveria ser regra no mundo dos games.

A primeira das dezenas de missões é invadir uma fortaleza de um grupo rival localizada numa costa marítima. O agente 47 tem que passar por guardas da área externa, adentrar a casa principal, se infiltrar entre os funcionários e encontrar Diana sem ser percebido. Para isso, precisa agir com descrição, desviar a atenção dos inimigos e escolher uma das múltiplas táticas para atingir o objetivo.

Uma das novidades de Absolution é a barra de "instinto". Com ela, é possível analisar o cenário, ver onde estão os inimigos e quais os objetos dos cenários podem ser manipulados. Se num ambiente há muitos seguranças, por exemplo, o careca deve escolher um local para se esconder, pegar um tijolo – ou algo mais leve, aconselha-se – e jogar na direção oposta da passagem que pretende passar. Os vigias irão checar e abrirão caminho.

Há momentos, no entanto, que é impossível se escon­­der, aí entra outro trunfo desenvolvido com muita ha­­bilidade em Hitman. Com a possibilidade de usar dis­­farces, o agente poderá se misturar entre os funcionários. Mas é preciso cuidado. Se usar a roupa de um dos jardineiros, é preciso evitar o contato com os colegas dele, pois as chances deles desconfiarem de algo aumentam. Como é um jogo de furtividade, ao pegar a roupa de um inimigo abatido é aconselhável se livrar do corpo. E há diversas maneiras de se fazer isso, desde guardá-lo num armário até atirá-lo ao mar.

Outro elemento forte do jogo é a liberdade para abater os adversários. As opções são variedas e permitem que cada jogador desenvolva uma técnica específica. Hitman pode estrangular um segurança ou, muito mais digno, colocar veneno no café da rapaziada. Em uma última opção, quando tudo está quase perdido, também pode-se usar uma bela pistola com silenciador. Tanta liberdade aumenta a vida útil do game, já que poderá ser "rejogado" várias vezes até que se esgote as ideias dos desenvolvedores. Um bom investimento.

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