• Carregando...
 | Wikipedia Commons
| Foto: Wikipedia Commons

Um dos fundadores do Twitter, do qual saiu em 2011, Biz Stone critica a ascensão social seletiva no paraíso da tecnologia. Diz ainda que o Twitter, contrariando o senso comum, não é uma ferramenta para interagir socialmente. Ele está lançando no Brasil Um Passarinho me contou (Editora BestSeller), um livro de memórias que vai da infância difícil ao sucesso Muita gente se queixa de que o Vale do Silício é um motor de exclusão social, que ajuda a concentrar riqueza nas mãos de poucas pessoas. Como avalia essa crítica?

Cresci em um lar chefiado por uma mãe solteira e comecei a trabalhar aos 8 anos para ajudar a pagar as contas. Mas cresci em uma comunidade rica, porque os pais adotivos da minha mãe deixaram a casa deles de herança para ela. Então, eu era o pobre no meio dos ricos. Isso me fez querer construir uma vida diferente para mim, me motivou. Mas isso não é uma verdade para todos. Com certeza, a concentração de riqueza no Vale do Silício está gerando muitas críticas. O que me preocupa é que parece que, num momento de crescimento, todo mundo pode ascender, não apenas alguns. Não há solução simples para esse problema, mas há uma solução, e trabalho nos bastidores para isso com algumas organizações. O senhor diz que gostaria de redefinir o capitalismo. Qual é sua proposta?

O valor no capitalismo foi historicamente definido apenas em termos financeiros. Vejo o valor de forma diferente. Então, proponho uma nova definição para sucesso no capitalismo que inclui três ingredientes. O ingrediente tradicional, o sucesso financeiro, e mais dois: impacto positivo no mundo e prazer no trabalho. Minha definição é considerada um sonho. Mas, se a gente não sonhar com essa nova definição, ela nunca vai se tornar verdade. Qual é o futuro do Twitter? É uma ferramenta de longo prazo?

O Twitter é uma empresa de valor duradouro e vai resistir ao teste do tempo. Há a concepção errada de que o Twitter é uma rede social, mas não é. O Twitter é para compartilhar e adquirir informação rápido e facilmente. Esse tem sido o pilar de quase todas as indústrias bem-sucedidas desde que a Revolução Industrial começou. Esse é um valor de longa data do Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]