• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, sob pressão para estimular o crescimento do mercado de trabalho no país, disse, neste sábado (3), que duas companhias de energia solar receberão quase 2 bilhões de dólares em garantias de financiamento dos EUA para criarem até 5 mil empregos "verdes".

Em seu discurso semanal no rádio e na Internet, Obama reconheceu que os esforços para tirar a economia da recessão são lentos. Sua avaliação veio um dia após o Departamento de Trabalho reportar que o setor privado contratou 83 mil trabalhadores em junho.

"Vai levar meses, até anos, para voltarmos ao nosso caminho, e isso vai exigir um esforço geral", disse.

A medida prevê a criação de 5 mil empregos com aporte de 1,85 bilhão de dólares, retirados dos 787 bilhões de dólares que formam um pacote de estímulo econômico aprovado pelo Congresso norte-americano no início de 2009, apesar da forte objeção dos republicanos.

Obama anunciou que o Departamento de Energia vai oferecer 1,45 bilhão de dólares em garantias de empréstimos para a Abengoa Solar, com o objetivo de ajudar a construir Solona, uma das maiores plantas de geração de energia solar do mundo, próxima de Gila Bend, no Arizona. No curto prazo, a construção vai gerar cerca de 1,6 mil postos de trabalho no Arizona.

Obama também afirmou que 400 milhões de dólares em garantias de financiamento serão destinados à Abound Solar Manufacturing, sediada no Colorado, voltados à manufatura de painéis solares avançados. O empréstimo vai permitir a criação de 2 mil empregos durante a construção e de 1,5 mil vagas permanentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]