• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará um pacote econômico para incentivar a geração de empregos e encontrar cortes no Orçamento que ultrapassem a meta de 1,5 trilhão de dólares estabelecida pelo comitê parlamentar de redução de déficit.

Suas ideias serão colocadas durante um discurso imediatamente depois do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, em 5 de setembro, disseram fontes da Casa Branca nesta quarta-feira.

Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada ainda, é provável que as propostas incluam cortes de impostos para empresas que contratarem novos funcionários, deduções tributárias para a classe média e apoio para setores necessitados da economia, segundo as fontes.

As medidas também podem incluir investimentos em infraestrutura além dos projetos de construção que o presidente tem pedido, assim como algum tipo de assistência para os desempregados crônicos.

A Casa Branca também sugeriu que Obama pressionará para que o chamado "supercomitê" no Congresso vá além da meta de 1,5 trilhão de dólares em economias. O comitê foi criado neste mês, sob o acordo que tratou o teto de dívida norte-americana.

Obama planeja pedir novamente uma "abordagem equilibrada" para reduzir o déficit, combinando aumento das receitas com redução de gastos, disseram as fontes, também sugerindo que as medidas de emprego podem ser incluídas para ofuscar o aperto fiscal.

O supercomitê deve apresentar um pacote no dia 23 de novembro, que precisa ser aprovado pelo Congresso até 23 de dezembro.

Os republicanos no Congresso - e em campanha presidencial - resistem a novos gastos ou medidas de estímulo da Casa Branca. A questão do emprego e da economia será central nas eleições de 2012, quando Obama buscará a reeleição.

O presidente disse na segunda-feira que apresentaria um plano de crescimento econômico, para lidar com o desemprego e o déficit, quando o Congresso voltar do recesso. Mas ele não revelou detalhes sobre o conteúdo do pacote.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]