• Carregando...

O escândalo da suspeita de corrupção na Petrobras ameaça afastar investidores, afeta a credibilidade do Brasil e deve afetar a capacidade da economia de se recuperar. O alerta é da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países desenvolvidos. A entidade aponta que, em 2014, a economia brasileira terá um dos piores desempenhos entre os maiores mercados do mundo. Mesmo saindo da recessão, o país terá um ano de 2015 com um crescimento de 1,4% e apenas em 2016 é que haveria retomada.

A OCDE rebaixou toda a projeção para o crescimento da economia mundial, o que foi recebido ontem com preocupação pelos mercados. A taxa brasileira foi a mais afetada. Segundo a previsão, a expansão do PIB em 2014 será de apenas 0,3% e nenhum outro país sofreu revisão tão dramática de suas projeções quanto o Brasil. Em maio, a entidade previa crescimento de 1,8%.

O fraco fluxo de investimentos é uma das preocupações da OCDE. "A taxa de investimento foi decepcionante. Mas o escândalo (da Petrobras) pode erodir a confiança das empresas em investir no Brasil", alertou Rintaro Tamaki, economista-chefe da entidade.

Entre as grandes economias, apenas a da Itália terá desempenho mais negativo, com queda de 0,4%. Em comparação aos emergentes, a diferença é ainda maior. Na China, a expansão será de 7,4% em 2014 e 7,3% em 2015. Na Índia, a taxa será de 5,7%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]