Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fiscalização

OCDE divulga listas de paraísos fiscais

Divulgação segue decisão do G20 de fiscalizar paraísos locais. Quatro países ainda não se comprometeram com regras, diz entidade

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quinta-feira (2) uma lista de paraísos fiscais que ainda não se comprometeram a respeitar os padrões internacionais de intercâmbio de informação para fins de tributação. A lista é composta por Costa Rica, Malásia, Filipinas e Uruguai.

Com base nas decisões anunciadas hoje em Londres pelo G20, que se comprometeu a fiscalizar os paraísos fiscais, o secretariado da OCDE divulgou um relatório sobre "o progresso nos centros financeiros do mundo para a implementação de padrões aprovados internacionalmente sobre a troca de informação tributária", diz comunicado da organização.

Padrões de impostos O relatório da OCDE é dividido em quatro partes. Na primeira, estão as jurisdições que implementaram substancialmente os padrões tributários. Nela aparecem 40 países, entre os quais Argentina, China, França e México. A segunda lista apresenta os mais de 30 paraísos fiscais que se comprometeram a seguir os padrões, mas ainda não os implementaram substancialmente, tais como Ilhas Cayman, Andorra e San Marino.

A terceira lista relaciona outros centros financeiros que se comprometeram a seguir os padrões internacionais, mas ainda não os implementaram substancialmente, e é formada por Suíça, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Guatemala, Luxemburgo e Cingapura. Por fim, a quarta lista engloba as jurisdições que não se comprometeram a implementar os padrões internacionais (Costa Rica, Malásia, Filipinas e Uruguai).

"O relatório produzido após o encontro do G-20 reflete os resultados de mais de uma década de trabalho da OCDE para trazer maior abertura e transparências aos serviços financeiros entre fronteiras", afirma o comunicado da organização em seu site.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.