i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
indústria

Oferta florestal vai escassear no Sul

  • Por
  • 06/11/2007 19:13

O Brasil lidera o ranking dos países com maior oferta florestal da América do Sul, com 6 milhões de hectares de florestas plantadas. Apesar disso, esse número vem avançando pouco desde 1986, quando se encerrou o principal programa de incentivo florestal brasileiro, segundo Jefferson Garcia, consultor da STCP Engenharia de Projetos, de Curitiba.

O principal problema, segundo ele, é que alguns estados – como Paraná, Santa Catarina e São Paulo – terão no futuro próximo poucas áreas para expansão de florestas. E com a pouca oferta, a tendência é de os preços das terras subirem ainda mais nessas localidades. Outras regiões, como Centro-Oeste e Nordeste, podem se destacar no futuro, mas são mais distantes dos pólos produtores e podem apresentar menor produtividade nas florestas, por conta da seca.

Países vizinhos, como Uruguai e Argentina, pos sua vez, passam a ser alternativas atraentes não apenas pelas áreas florestais, mas também pela logística de distribuição, principalmente no caso da indústria de painéis reconstituídos, que atende os pólos moveleiros localizados no sul e no sudeste do Brasil. A Província de Missiones, na Argentina, possui extensas áreas florestais e os incentivos lá existentes estão dando suporte à expansão dos reflorestamentos. (CR)

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.