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A operadora de telefonia Oi apresentou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira (25) o projeto de investimentos já divulgado a investidores no ano passado, em que destacou que, de 2012 a 2014, investirá exclusivamente R$ 1,7 bilhão na melhoria da qualidade da rede móvel, dos R$ 5,2 bilhões que investirão no sistema.

A Oi foi a terceira empresa a entregar o plano de negócios exigido pela agência, depois de Claro e TIM, que também tiveram vendas suspensas no país desde segunda-feira (23).

O vice-presidente de Planejamento Executivo da Oi, João de Deus, explicou que a paralisação das vendas em cinco estados determinada pela agência desde segunda-feira afetou um mercado que representa apenas 5% das receitas da companhia no segmento móvel. A Oi teve as vendas de serviços de telefonia móvel interrompidas em Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Roraima.

Entre os eixos para melhoria da performance da empresa no mercado móvel estão investimentos em infraestrutura de atendimento aos clientes. "Estão sendo introduzidas novas tecnologias no atendimento dos call centers, softwares novos e dispositivos que melhoram a situação das atendentes, além de uma nova fronteira digital, que é o autoatendimento por smartphones, iPads e microcomputadores. Então o usuário fica muito mais independente", disse.

Bruno Ramos, superintendente de serviços privados da Anatel, disse após reunião de três horas com onze representantes da empresa que também a Oi, como Claro e TIM, terão de fazer ajustes em seus planos de negócios para voltar a vender.

Segundo João de Deus, a empresa voltará a mostrar seu plano de negócios ajustado no início da próxima semana e espera a retomada das vendas o mais rapidamente possível.

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