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A empresa de telefonia Oi anunciou, nesta terça-feira (19) em Brasília, que pretender aumentar a cobertura do sinal do sistema de telefones móveis com a instalação de 770 novas antenas na Região 2, que abrange Sul, Centro-Oeste e alguns estados do Norte. Com isso, a empresa ampliaria em 35% o número de estações rádio-base. A Oi começou atuar oficialmente na Região 2, e consequentemente no Paraná, no último domingo (17), quase um ano após ter comprado a Brasil Telecom.

O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, em entrevista coletiva, disse que a empresa pretende investir cerca de R$ 1 bilhão na expansão da cobertura até o fim do ano. Em menos de um mês de vendas na Região 2, mais de 600 mil chips da Oi foram habilitados no sistema de telefonia celular. Destes, até esta terça-feira, 510,9 mil já haviam sido habilitados.

Ao ocupar todo o espaço físico e a carteira de clientes da BrT, a nova empresa responderá por aproximadamente 65% da telefonia fixa no país e de 90% no Sul, além de 43% do mercado total de banda larga. Atualmente, na telefonia celular, já responde por 21% dos assinantes.

A substituição da Brasil Telecom pela Oi está ocorrendo de forma gradativa nos estados, e o cronograma tem início justamente por onde há mais espaço para crescimento: o mercado de telefonia celular, mais especificamente o sistema pré-pago. Depois, a Oi passará para o serviço pós-pago (com conta), depois telefonia fixa, internet banda larga e, por último, telefonia de longa distância.

O cronograma de lançamento dos produtos prevê intervalos de um a dois meses por motivos estratégicos, com lançamento de promoções específicas. "Os clientes precisam de tempo para entender as propostas da empresa, que são inovadoras para o mercado. Nossa expectativa para todo o Sul é sacudir esse mercado de telecom", diz a diretora de marketing da Oi, Flávia Bittencourt. Entre as promessas está a oferta de contratos de serviços mais simples, fáceis de compreender e "sem pegadinhas", como forma de cativar e fidelizar o cliente pela transparência.

Telefonia celular

O mercado de telefonia celular nunca esteve tão grande: segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), março de 2009 foi o mês de rompimento da marca de 80 celulares para cada grupo de 100 habitantes, com 153,7 milhões de aparelhos habilitados. Isso significa que existem hoje quatro aparelhos ativos para cada cinco habitantes do país. A receita líquida desse mercado chegou a R$ 48 bilhões em 2008.

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