A Oníria Software, empresa de Londrina especializada em games e simuladores de treinamento, recebeu, na última quinta-feira, o Destaque em Inovação do MPE Brasil 2012 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, iniciativa do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Criada em 2002 por amigos que conheceram na Universidade Estadual de Londrina (UEL), após passar pela incubadora da instituição, a empresa emprega hoje 25 funcionários e tem alta no faturamento, desde 2008, de cerca de 40% ao ano. Em 2012, a empresa fechou o balanço com resultado de R$ 1,5 milhão o que a coloca na categoria de pequena empresa e espera fechar de 2013 com um faturamento de R$ 2 milhões.
Histórico
A virada da empresa, em 2008, foi a entrada no segmento de simuladores corporativos. A Oníria desenvolveu para a Petrobras o primeiro simulador de guindastes off-shore do país e hoje realiza simuladores de mineração, de processos industriais e de máquinas agrícolas.
A Oníria foi uma das sete entre 129 micro e pequenas empresas de todo o país a receber o prêmio a única paranaense, porém. Para se candidatar, as empresas escolheram entre oito categorias (indústria, comércio, serviços, turismo, tecnologia da informação, saúde, educação e agronegócio), além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.







